Alerta
‘Ciclone bomba’ pode causar temporal e ventos de 80 km/h em Maringá
Paraná por Portal GMC Online em 30/06/2020 - 18:27A região Sul do Brasil está com a formação de um ciclone extratropical, área de baixa pressão (centro) e uma frente fria associada.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o núcleo dele está se formando entre o Rio Grande do Sul (RS), Uruguai e o oceano, e a frente fria vai se deslocar sobre o Paraná. Por isso, já houve variação do vento no Estado, inclusive em Maringá e região.
Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, a região de Maringá vai ser atingida por um vendaval (ventos fortes) antes da chegada dos temporais, que devem vir com muita chuva, raios e mais ventos.
O meteorologista estima que os ventos podem chegar a 80km/h em Maringá e região nas próximas horas. Até o momento, o máximo que chegou o vento na região por conta desse ciclone foi de 57,2km/h, segundo o Simepar.
Ainda segundo o Simepar, as tempestades neste momento estão na região de Cascavel. Em Goioerê, na região centro-oeste do Paraná, já há registros de chuva de granizo e ventos fortes, segundo a Defesa Civil.
Entenda o “ciclone bomba”
De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o termo bomba vem do inglês cyclone bomb, (ciclone bomba) tradução literal. Ele é definido assim, devido a variação da pressão atmosférica ser muito elevada em 24 h.
Há uma diminuição brusca nos valores, gerando ventos muito fortes, então se faz analogia a uma bomba, guardadas as proporções.
Por Lethícia Conegero e Fábio Guilen / Portal GMC Online
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade