Chuva deixa UPA Zona Norte sem energia e paciente relata momentos de caos dentro da unidade
Foto: Colaboração/Ouvinte CBN Maringá

Saúde

Chuva deixa UPA Zona Norte sem energia e paciente relata momentos de caos dentro da unidade

Saúde por Luciana Peña em 30/12/2021 - 08:45

Segundo o relato, apenas às 22h, mais de três horas depois da queda de energia, começaram as transferências de pacientes em estado mais grave para outras unidades de saúde.

O ouvinte da CBN Marcelo Rodrigues entrou em contato nesta quinta-feira (30) para dizer que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte estava sem energia às 8h, quando ele saía de casa para o trabalho. [ouça o áudio acima]

A energia na UPA acabou no final da tarde dessa quarta-feira (29) durante a chuva que caiu em Maringá.

Uma ouvinte, que não quis se identificar, disse que estava na unidade em atendimento e presenciou um caos, com profissionais se desentendendo.

Segundo ela, o gerador de energia da UPA pegou fogo e durante horas todo mundo ficou no escuro. Somente por volta das 22h é que os pacientes em estado mais grave foram transferidos de ambulância para o Hospital Municipal, de acordo com a ouvinte. [ouça o áudio acima]

A CBN entrou em contato com a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá que informou que irá verificar a situação.

Atualizado às 10h04: A Prefeitura de Maringá se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

A Prefeitura de Maringá informa que trabalha para reestabelecer serviços e atendimentos na UPA Zona Norte. A Unidade de Pronto Atendimento ficou sem energia elétrica durante a chuva que caiu na tarde de ontem (29).

O gerador foi acionado para serviço de emergência. Porém, logo em seguida parou de funcionar por problema técnico. A Companhia Paranaense de Energia (Copelo) foi acionada, mas só conseguiu reestabelecer a energia elétrica no final da noite.

A direção da UPA informa que opera agora com energia elétrica parcial, com equipes de manutenção trabalhando para reestabelecer todos os serviços.

Os pacientes foram transferidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais de referência na cidade.

Atualizado às 11h46: A Prefeitura informou que a energia elétrica foi restabelecida na UPA Zona Norte

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade