Chuva causa alagamentos e estragos em cidades da região
Foto: Rede de Notícias/Reprodução

Noroeste

Chuva causa alagamentos e estragos em cidades da região

Paraná por Letícia Tristão em 01/03/2023 - 09:49

As imagens são impressionantes e mostram carros praticamente submersos em algumas regiões das cidades. Porto Rico, Umuarama e Querência do Norte foram as regiões mais afetadas. As prefeituras afirmam trabalhar no reparo aos estragos causados pelo volume intenso de chuva das últimas 24h. 

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram ruas alagadas e estragos causados pela intensidade da chuva. As cidades mais afetadas foram Porto Rico, Umuarama e Querência do Norte. A intensidade da chuva em pouco tempo é o que dificulta o escoamento da água e causa alagamentos.

Em Umuarama, os vídeos mostram ruas totalmente alagadas. A assessoria de imprensa do município disse que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está preparando levantamento sobre os estragos causados pela chuva.

Dados do Simepar indicam que choveu em Umuarama 34 milímetros nessa terça-feira (28). Ao longo do mês de fevereiro, foram 258 milímetros de chuva, muito além da média histórica esperada, que era de 162 mm.

Em Porto Rico, a cheia do Rio Paraná já havia encoberto a prainha e com o volume de chuva dos últimos dias, a cidade ficou debaixo d’agua.

Imagens mostram o rio transbordando e invadindo a rampa de acesso. Outras imagens mostram e água até quase a altura da cintura em algumas regiões da cidade, com carros praticamente submersos. [ouça o áudio acima]

O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Netto, disse que os servidores estão nas ruas para mensurar os estragos. Ele afirma que o município aguarda liberação de recursos para fazer obras de infraestrutura. [ouça o áudio acima]

Apesar dos estragos, a assessoria de imprensa informou que a cidade não irá decretar estado de calamidade. De acordo com o Simepar, Porto Rico não tem uma estação climatológica própria, a mais próxima é Paranavai. Foram registrados 35 mm nas últimas 24h nessa região, conforme o Simepar. Ao longo de fevereiro choveu 263,60 mm em Paranavaí. A média histórica era de 164,8 mm.

Em Querência do Norte, também região próxima, imagens registradas esta semana também mostram a região próxima do rio alagada, com ribeirinhos tendo que deixar as casas por causa da cheia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade