A coleta de dados começou no dia 1º de agosto. Cerca de 700 entrevistadores visitam as casas em Maringá e outros 15 municípios da região. O trabalho, que deve ser finalizado em até três meses, precisa da ajuda dos moradores. Mas existe a possibilidade de responder às perguntas de outras duas formas: pela internet ou telefone, como explica o Coordenador Regional do Censo Demográfico, Sérgio Ricardo Braga da Silva. [ouça o áudio acima]
Após a visita inicial obrigatória do recenseador, o morador pode optar por preencher o questionário na internet. Será gerado um tiquete eletrônico, com prazo de validade de sete dias, para realizar a tarefa. Para quem preferir pelo telefone, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que está disponível no 0800 721 8181, é responsável por atender quem quer participar do levantamento. Para isso, o morador e um atendente recebem senhas por SMS ou e-mail que autorizam o preenchimento do questionário durante a ligação.
O censo demográfico é um estudo que é realizado através do recolhimento de diversas informações ligadas a população. São dois questionários que poderão ser aplicados. O primeiro com 25 perguntas ou um segundo com 75.[ouça o áudio acima]
Após a conclusão do trabalho, os dados são reunidos e, a partir deste documento, o governo poderá tomar decisões como, por exemplo, envio de recursos para setores ou regiões.
Para quem tem receio de receber um pesquisador, Sérgio Ricardo aconselha o morador a permanecer tranquilo e, em caso de dúvidas, ligar para o IBGE. [ouça o áudio]
Para qualquer dúvida ou denúncia, o telefone do IBGE em Maringá é o 3262-2662.
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