Diferente de Maringá que teve redução de 23% nos crimes de roubos este ano, Sarandi e Paiçandu tiveram aumento nos registros, de acordo com dados do 4º Batalhão da Polícia Militar. A estatística foi divulgada nessa quinta-feira (4). Sarandi registrou 57 casos no primeiro semestre, um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2018, quando ocorreram 53. A explicação é do tenente João Marcos Dutra.
Já em Paiçandu, o aumento nos casos de roubos, de janeiro a junho deste ano, foi de 45%. Foram 35 registros em 2019 e 24 nos seis primeiros meses do ano passado.
Um dado que chama a atenção no relatório de Paiçandu é a quantidade de armas apreendidas no período, que chegou a dez. Em 2018, foram apenas três. Em Sarandi, foram 13 armas retiradas este ano de bandidos. A população pode ajudar para que os números sejam mais positivos no próximo semestre fazendo denúncias e, quando forem vítimas de algum crime, registrando o boletim de ocorrência. Hoje, muitos casos não chegam ao conhecimento da PM, o que ajudaria a definir ações de acordo com o mapa de criminalidade.
Neste ano em Sarandi a PM fez 210 prisões e apreensões, já Paiçandu fez 85 no primeiro semestre.
Quanto aos furtos, Sarandi registro queda de 9% e fechou o semestre com 214 boletins registrados. Em Paiçandu a queda foi de 22% e ao todo, ocorreram 57 registros.