Casos de chikungunya são registrados na região noroeste do Paraná
Imagem Ilustrativa | Divulgação/PMM

Saúde

Casos de chikungunya são registrados na região noroeste do Paraná

Saúde por Letícia Tristão em 01/03/2023 - 09:13

Umuarama, Paranavaí e Guaíra confirmaram os primeiros casos da doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O Paraná está em alerta para a chikungunya depois de surto de casos no Paraguai.

O Paraguai está com 18 mil casos de febre chikungunya confirmados e 20 mortes pela doença. O surto no país vizinho fez o Paraná emitir um alerta para a doença em fevereiro. O Paraná tem duas fronteiras com o Paraguai, em Guaíra e Foz do Iguaçu.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, publicado nessa terça-feira (28), os casos de chikungunya no Paraná quase dobraram em relação à semana anterior, o número subiu de 14 para 27, um salto de 92,3%.

No boletim, constam dois casos em cidades da região, um em Guaíra e outro em Paranavaí. Mas em Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde também registrou o primeiro caso. Foi no distrito de Serra dos Dourados.

A diretora da Vigilância em Saúde, Sandra Pinheiro, disse que é um caso autóctone, ou seja, contraído dentro da cidade. A paciente, de 18 anos, já se recuperou da doença e está bem. [ouça o áudio acima]

Segundo Sandra, o caso pode ter relação com o surto no Paraguai, já que o município é região de fronteira. [ouça o áudio acima]

A maioria dos outros casos de chikungunya registrados no Paraná se concentram na região sudoeste. Ainda de acordo com o informe semanal da Sesa, atualmente, são 13 casos importados, nove autóctones e cinco ainda permanecem em investigação quanto ao local provável de infecção da doença.

Em Maringá, segundo o boletim da Sesa, há um casos suspeito da doença em investigação.

A chikungunya é uma das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e zika vírus.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade