Caso confirmado de coqueluche em Umuarama reforça importância da vacinação
Imagem Ilustrativa | Foto: Prefeitura de Umuarama

Saúde

Caso confirmado de coqueluche em Umuarama reforça importância da vacinação

Saúde por Rafael Bereta em 18/12/2024 - 07:47

Um caso de coqueluche foi confirmado em Umuarama, envolvendo uma criança de um ano de vida na sexta-feira (13). Os primeiros sintomas – tosse persistente – começaram há uma semana, com agravamento progressivo nos últimos quatro dias.  A Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação recomendado pelo Ministério da Saúde.

Os principais cuidados recomendados são isolamento domiciliar do paciente, bloqueio vacinal e informação à população.

A diretora da vigilância em saúde de Umuarama, Maristela Azevedo, explica que a coqueluche é uma doença contagiosa que afeta principalmente o sistema respiratório, provocando crises de tosse intensa, e dificuldade para respirar e, em alguns casos, vômito. [Ouça o áudio].

Em bebês a coqueluche pode ser grave, levando a complicações como pneumonia, convulsões e, em situações mais severas, à morte. A principal medida de controle da coqueluche é a imunização. [Ouça o áudio].

A população é orientada a buscar atendimento médico em caso de tosse persistente e dificuldade para respirar. As unidades de saúde do município estão disponíveis para consultas e atualização das carteiras de vacinação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade