Casa do primeiro padre de Maringá entra para o patrimônio histórico
Imagem Ilustrativa | Foto: arquivo/Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá (CEPPHAC)

História

Casa do primeiro padre de Maringá entra para o patrimônio histórico

Cidade por Brenda Caramaschi em 27/09/2023 - 10:53

O padre Emílio Scherer é o responsável pela compra do primeiro lote de Maringá. A casa do religioso, que foi o primeiro padre da cidade, foi tombada como patrimônio histórico de Maringá após assinatura do decreto n° 2010/2023 pelo prefeito Ulisses Maia. 

O processo de tombamento garante que traços e marcas da casa sejam preservados, com a manutenção da história da edificação, presendo da volumetria, material das telhas, portas e janelas e do jardim no entorno da casa do padre Emílio Scherer.

Ele chegou em 1939 ao território que viria a ser Maringá e, no ano seguinte, adquiriu o lote de numeração 1/A, que hoje fica localizado na Avenida Pioneiro Antônio Fernandes Maciel, 1365. No local, fundou a primeira capela de Maringá, a Igreja São Bonifácio, que fica ao lado da casa tombada. O padre morou na residência até 1954.

O secretário de Cultura e presidente da comissão especial de tombamento, Victor Simião, fala sobre a iniciativa de preservar a história do local. [ouça o áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade