Carros abandonados nas ruas de Maringá viram ‘montanha’ de sucata
Carros recolhidos pelas ruas de Maringá são empilhados em depósito da prefeitura – Foto: Aldemir de Moraes/PMM

De Gol a Corcel

Carros abandonados nas ruas de Maringá viram ‘montanha’ de sucata

Cidade por Fabio Guillen/GMC Online em 02/05/2021 - 15:55

Maringá tem dezenas de carros abandonados pelas ruas da cidade. Em alguns bairros é possível encontrar Gol, Celta, Corcel, Pampa, Vectra e muitos outros modelos que já foram ou ainda são sucesso de vendas. Por algum motivo, os donos desistiram do bem, estacionaram em algum ponto e ali deixaram. O problema é que esses veículos geram muita dor de cabeça para moradores e para a prefeitura, que já tem uma “montanha” de veículos para dar destinação.

Segundo dados da Prefeitura de Maringá, só em 2021 o Município já recebeu 62 denúncias de carros abandonados pela cidade. Destas, 12 ainda não foram atendidas ou foram consideradas improcedentes. Os outros 50 donos que abandonaram os carros neste ano foram notificados pela Secretaria de Fazenda de Maringá. 

Os veículos que não forem retirados são apreendidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) e encaminhados para o depósito da prefeitura, que fica no antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC). No local, inclusive, existe uma “montanha” de veículos empilhados aguardando um processo licitatório que vai dar a destinação correta para a pilha de sucata. Segundo a prefeitura, o local é cuidado pelas equipes de saúde para evitar mais transtornos e doenças.

O abandono por parte dos proprietários gera transtornos aos moradores de Maringá e para a prefeitura, que precisa cuidar desses veículos. A aposentada Maria Sebastiana Moreira, de 69 anos, tem medo de uma Kombi está abandonada na rua da casa dela, no Jardim Alvorada. À noite, a moradora teme que alguém se esconda dentro dela. 

“Dá medo porque às vezes meus netos passam aí no escuro. E se alguém se esconde dentro desse negócio? É perigoso. Tem dois meses que deixaram esse trem caindo aos pedaços aí, mas a gente já pediu pra retirar e logo logo vamos se livrar disso”, comentou a aposentada. 

O caso da aposentada está na lista dos veículos que a prefeitura notificou os proprietários e aguarda o posicionamento. Caso ele não apareça, o veículo será removido pela Semob e levado para o pátio do depósito. No Jardim Sumaré também existem vários veículos abandonados aguardando o retorno dos proprietários.

A prefeitura informou, em nota, que está em processo de licitação para contratar uma empresa que vai fazer o serviço de remoção, guarda e destinação dos veículos abandonados nas ruas da cidade. 

Como denunciar? 

Caso encontre um automóvel abandonado, o morador pode fazer a denúncia na Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 156. Os casos, segundo a prefeitura, são encaminhados para a Semob para avaliação. Se for confirmado o abandono, a denúncia é enviada para a Secretaria de Fazenda que notifica o proprietário do veículo. 

Segundo a prefeitura, normalmente os carros são retirados pelos proprietários logo após a notificação. Mas, quando isso não ocorre, a Semob tem o poder de recolher os veículos e encaminhar para o depósito, que fica no antigo barracão do IBC.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

 

Foto: Fábio Guillen/ Portal GMC Online
Foto: Fábio Guillen/ Portal GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade