Candidatos prestam Enem neste domingo (17) em Maringá
Letícia Tristão/CBN Maringá

Exame

Candidatos prestam Enem neste domingo (17) em Maringá

Educação por Letícia Tristão/GMC Online em 17/01/2021 - 14:17

Mais de 10 mil pessoas se inscreveram na cidade, mas a avaliação geral é de bastante abstenção nesta edição.

O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Maringá foi chuvoso e tranquilo. Maringá teve mais de 10 mil inscritos para esta edição do Enem, segundo o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os locais de prova foram no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP). Nos corredores até as salas, os candidatos estavam de máscaras e cumprindo o distanciamento. As salas estavam com metade da capacidade de carteiras. E bastante vazias. O número de abstenções deve ser alto nesta edição do exame.

Na avaliação geral dos fiscais, pelo menos 50% dos candidatos que fariam a prova na UEM não compareceram. Teve quem entrou no último minuto, mas conseguiu passar pelo portão a tempo.

Para os estudantes, o ano de 2020 foi difícil. Estudar de forma remota, em casa, não é tarefa fácil. O Gustavo Muti quer cursar economia na USP. Ele pensou até em desistir, mas retomou os estudos no meio do caminho e está otimista. [ouça o áudio acima]

A Thaís Pereira vai prestar o exame pela primeira vez. Ela pretende cursar Ciências Contábeis na UEM. Apesar do nervosismo, está confiante. [ouça o áudio acima]

 

Neste primeiro domingo de Enem, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. 

No próximo domingo (24), será a vez das provas de ciências da natureza e de matemática. 

O Enem 2020 terá também uma versão digital, realizada pela primeira vez para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No Paraná, 6 mil candidatos se inscreveram para esta modalidade. 

Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade