Em duas Unidades Básicas de Saúde na manhã desta segunda-feira (06), a Tuiuti e a Vila Operária, havia pouco movimento. Na Tuiuti, até por volta das 10h, nenhuma criança tinha sido levada para ser vacinada. Na Vila Operária, duas.
A campanha de vacinação contra o sarampo começou nesta segunda. Até o dia 25 deste mês devem ser vacinadas crianças entre 06 meses e menos de cinco anos de idade. Em novembro, ocorre a segunda etapa, voltada a jovens entre 20 e 29 anos.
A ação de Maringá se une à nacional. O sarampo voltou ao pais. No Paraná, após mais de 20 anos. Maringá já tem dois casos confirmados.
A vacinação ocorre nas UBSs do município. A prefeitura lembra que "crianças de 6 a 8 meses ou alérgicas à proteína de leite devem ser vacinadas pela manhã nas UBSs Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6".
No dia 19 deste mês ocorre o Dia D da campanha.
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa.
No Paraná já existe calendário específico para a vacinação. Uma enfermeira ouvida pela CBN disse acreditar que talvez por esse motivo não haja tanta vacinação neste período, já que, supostamente, as crianças devem estar em dia.