A campanha foi lançada em uma solenidade no Parque do Japão e teve início junto com as atividades do ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil, porém segue de forma permanente pelos próximos meses. De acordo com a Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família de Maringá, foram registrados 540 casos entre 2016 e 2020. No entanto, a estimativa é que o número seja muito maior, devido à falta de denúncias. Segundo a Childhood Brasil, uma associação privada sem fins lucrativos que atua no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, apenas 10% dos casos chegam a ser denunciados no país. Vivian Silva é coordenadora da campanha ‘Maringá Fazendo a Diferença’ e detalha o problema
[ouça o áudio acima]
A mobilização já começou nas redes sociais, em outdoors, banners e cartazes espalhados pela cidade. Com a frase ‘Resgate o crédito’ e a exibição de um QR Code, a campanha quer despertar a curiosidade das pessoas e depois direcioná-las para uma plataforma de conscientização sobre o tema.
[ouça o áudio acima]
Ao longo do mês de maio, a campanha contará com o apoio de influenciadores digitais, levará palestras em escolas e realizará ações de conscientização em shoppings e eventos. A campanha tem apoio de empresas, instituições sociais e do poder público. O secretário de saúde, Clóvis Melo, falou sobre a importância da integração entre Secretaria de Saúde, de Educação, da Criança e outros órgãos para identificar os primeiros sinais de que algo está errado.
[ouça o áudio acima]
Fundada em 2004, a associação é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que atua na promoção e proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em especial aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A entidade desenvolve iniciativas que buscam garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde por meio do acesso a serviços multidisciplinares especializados, como Pediatria, Fonoaudiologia, Oftalmologia, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, entre outros. Em 18 anos de história, são mais de 82 mil atendimentos e mais de 7 mil crianças e adolescentes beneficiados. Com o 'Programa Fazendo a Diferença', que existe desde 2016, foram realizados mais de 5.500 atendimentos especializados a mais de 300 vítimas de violência sexual. Este trabalho rendeu à entidade o Prêmio Criança ABRINQ 2022, já que a atuação é referência no Paraná por oferecer atendimento para vítimas de violência sexual de forma gratuita e contínua.
[ouça o áudio acima]
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550