De acordo com a gerente de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Camila Padovani, as ações ocorrem durante o ano. No mês de março a campanha é intensificada com a ampliação do horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. [ouça o áudio acima]
Porém, como a procura está aquém do esperado, a secretaria de Saúde tem ido ao encontro das mulheres de 25 a 64 anos em empresas e nas casas para fazer o exame preventivo (Papanicolau). Para isso é preciso agendar um horário pelo telefone (44) 3232-2135.
Outra ação deste Março Lilás é a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos que ocorre em todas as salas de vacinação do município. [ouça o áudio acima]
Os sintomas de câncer no colo do útero são o sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, pode significar um estágio avançado deste tipo de câncer, sendo necessária a busca por um profissional para avaliação e tratamento. Nos estágios iniciais, a cura pode chegar aos 95%.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, em cada grupo de 100 mil mulheres, quatro morrem por conta da doença.