Campanha 2019 é lançada e gera polêmica
Luciana Peña/CBN Maringá

Fraternidade

Campanha 2019 é lançada e gera polêmica

Cidade por Luciana Peña em 06/03/2019 - 10:48

O tema ‘Políticas Públicas’ confundiu alguns fiéis, que pensam se tratar de uma crítica ao governo. Mas o texto-base convida todo cidadão a zelar pelo direito e pela justiça e cita o exemplo do Observatório Social de Maringá. O OSM é um modelo de controle dos gastos públicos exercido pela sociedade organizada.

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 em Maringá foi diferente. Saiu da Cúria Metropolitana e foi para a sede do Observatório Social. Afinal, o Observatório foi pioneiro no país no controle social. A sociedade se organizando para controlar os gastos públicos e desta forma garantir que o dinheiro dos impostos não seja desperdiçado. E quando os recursos são bem utilizados sobra dinheiro para as políticas públicas, tema da campanha deste ano. O texto-base da campanha da fraternidade 2019 tem um capítulo especial sobre o Observatório Social. Uma honra, diz a presidente do OBS, Giuliana Lenza.

Mas o tema ‘Políticas Públicas’ causou uma certa polêmica entre os próprios fiéis. O arcebispo Dom Anuar Battisti diz que foi questionado se o tema é uma crítica ao governo.

O importante este ano é que todo cidadão, católico ou não, reflita sobre o direito e a justiça, lema da campanha. E as políticas públicas são um direito que promove justiça na sociedade.