O número de nascimentos em Maringá caiu durante a pandemia, segundo informações atualizadas do Portal da Transparência do Registro Civil. Segundo dados disponíveis no portal, em 2019 foram registrados 7.322 nascimentos.
Já neste ano, até o dia 27 de dezembro, foram registradas 5.681 crianças, 1.641 a menos que no mesmo período do ano passado. Ainda não se sabe o motivo para a queda de nascimentos ou se a pandemia tem relação com essa redução.
Em Maringá são dois cartórios que registram nascimentos. A reportagem procurou um dos cartórios e a informação é de que durante a pandemia os cartórios não estão mais fazendo registros de nascimentos dentro dos hospitais. Os pais precisam procurar o cartório após o nascimento da criança.
Uma das hipóteses é de que alguns pais podem não ter registrado seus filhos ou registrado em cidades da região, já que muitas crianças da região nascem em Maringá e são registradas na cidade por conta do trabalho que é feito dentro dos hospitais.
Em todo o Paraná também houve redução no número de nascimentos. Até o dia 27 de dezembro, segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, foram registrados 141.662 nascimentos; 14.340 a menos do que em 2019.