O calor deste fim de inverno está produzindo um efeito típico do alto verão. Muita gente procurando rios, lagos e represas para se refrescar. É neste período que os bombeiros ficam em alerta. O risco de afogamentos aumenta. No último fim de semana dois adolescentes morreram afogados no lago do Parque da Raposa em Apucarana. No local é proibido nadar, mas muita gente se arrisca. Na região do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá, este ano, três pessoas foram socorridas porque estavam se afogando. Uma delas morreu, diz a aspirante Kássia Feitosa.
Os bombeiros alertam para o perigo de entrar na água em ambientes desconhecidos, onde não se sabe como é o fundo, se tem muitas pedras, se tem correnteza e principalmente a profundidade. O cuidado vale mesmo para quem sabe nadar. E outra dica fundamental, quando alguém está se afogando não entre na água para ajudar.
O risco de afogamentos também é grande em piscinas, principalmente com relação às crianças, que devem sempre ser monitoradas por um adulto. No site do Corpo de Bombeiros, na aba educação preventiva, há outras dicas de segurança.