O Banco de Leite de Paranavaí pede ajuda à população para reposição do estoque que está baixo. Segundo a coordenação do programa Saúde da Mulher e da Criança, o número de doadoras diminuiu consideravelmente nos últimos meses por conta do frio e a quantidade de leite está sendo insuficiente para atender à demanda. O Banco de Leite recebeu a doação de 30 frascos; essa quantidade caiu pela metade (14 frascos).
O leite materno é enviado para Maringá, onde é tratado e devolvido para a Santa Casa na quantidade e na forma adequada para ser consumido pelas crianças da UTI Neonatal.
A Secretaria de Saúde de Paranavaí pede que as mães que estão amamentando e ainda não têm cadastro no município, colaborem com a doação. Para doar, basta que a mãe seja saudável, não use medicamentos especiais e tenha leite sobrando após a amamentação do seu bebê. A Técnica de Enfermagem do Posto de leite, Viviane Costa, ressalta que o leite materno pode salvar a vida de um bebê e que as mães precisam auxiliar neste momento àquelas que não produzem leite. [ouça o áudio acima]
As candidatas a doadoras podem entrar em contato através dos telefones 3423-2046 ou 99138-6683 (com whatsapp) para fazer o cadastro.