Áudio atribuído ao Exército sobre fechamento de fronteiras no dia 7 de setembro é falso
Exercício de adestramento do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, sediado em Apucarana, chamou atenção da população esta semana - Foto: Reprodução

Não procede

Áudio atribuído ao Exército sobre fechamento de fronteiras no dia 7 de setembro é falso

Paraná por Lethícia Conegero/GMC Online em 01/09/2021 - 21:59

Circula no WhatsApp um áudio falso atribuído ao Exército que diz que as fronteiras e  pedágios de Maringá e Londrina serão fechados no dia 7 de setembro. Na mensagem, a pessoa se apresenta como “tenente Ferroso da Infantaria de Apucarana”.

No áudio, o homem diz: “Aqui é o tenente Ferroso, da Infantaria de Apucarana, segundo Exército. Eu fiquei responsável e coordenando o noroeste e norte do Paraná. Vamos fechar as fronteiras, as barreiras de Maringá, Londrina, os pedágios. Então é um comunicado para quem quiser ir para esses lugares, Londrina, Maringá, que se organize antes do feriado. Vamos até a bacia do Rio Paraná, Porto Felício, Porto 18. Ali vai ter um navio de guerra que será atracado ali nas imediações do Porto 18. Que Deus tenha piedade desse País, dia 7 de setembro eu conto com todos os patriotas”.

Ao GMC Online, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), de Apucarana, confirmou que o conteúdo do áudio é falso e que não há nenhum tenente Ferroso lotado no local.

Uma movimentação de veículos do Exército pelas ruas de Apucarana chamou a atenção dos moradores nesta semana, segundo informações do site de notícias TNOnline.

Por meio da Seção de Comunicação Social, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado emitiu nota reforçando que trata-se de um exercício de adestramento que atende ao planejamento de cronograma já existente, desde 2020. Leia a nota na íntegra:

“O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, sediado em Apucarana – PR, realiza, no período de 30 de agosto a 03 de setembro de 2021, um exercício no terreno na zona rural dos municípios de Apucarana e Londrina, particularmente próximo às localidades de Aricanduva, São Luiz e Maravilha. O exercício de adestramento atende a planejamento de cronograma já existente, desde 2020, e objetiva a preparar e aprimorar os seus quadros no emprego militar, com a utilização dos seus meios orgânicos, visando a certificação da tropa a ser realizada pelo Órgão de Direção Operacional da Força em data posterior. O exercício militar vem sendo realizado com o emprego de Viaturas Blindadas GUARANI, bem como outros meios de transporte motorizados operacionais, além de equipamentos e materiais de emprego militar diversos. Cabe ressaltar que não está ocorrendo a execução de tiro real e toda a população lindeira ao exercício vem sendo informada da manobra militar há algumas semanas, a fim de que se tenha a maior segurança da tropa e, principalmente, da população local. Por fim, o 30º BIMec, através de sua Seção de Comunicação Social, permanece em condições de prestar todo o esclarecimento necessário sobre o exercício militar em curso.”

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade