Audiência pública para discutir Plano de Arborização será em 16 de agosto
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Agendada

Audiência pública para discutir Plano de Arborização será em 16 de agosto

Meio Ambiente por Carina Bernardino em 10/07/2019 - 14:41

O Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana estabelece métodos, medidas e diretrizes a serem adotadas pelo município por 20 anos.

Já foi agendada a data para realização da audiência pública para discutir o Plano Municipal de Gestão de Arborização Urbana, que terá a validade de 20 anos. O evento será no dia 16 de agosto, às 14h, na Câmara Municipal.

No documento, estão diretrizes, métodos e medidas que devem ser adotadas e executadas pela prefeitura até 2040. Porém, a determinação é que a cada cinco anos o plano seja revisado e atualizado. Qualquer pessoa poderá participar da audiência pública com sugestões de melhorias, antes da publicação da versão final do estudo.

O Plano de Arborização de Maringá começou a ser desenvolvido em maio de 2017. A elaboração contou com a participação de engenheiros civis e florestais, biólogos, arquitetos, historiadores, entre outros profissionais. Os levantamentos apontaram que a cidade tem 123 mil árvores de 132 espécies, a maioria de sibipiruna, oiti, ipê-roxo, tipuana, entre outras.

O plano direciona a manutenção de espécies originais em vias com relevância histórica ou cênicas. A audiência pública é uma das etapas finais de aprovação do plano. A penúltima etapa foi uma consulta popular online. No período, foram recebidas mais de 50 sugestões.

(atualização 16/08, às 19h): A audiência marcada para esta sexta-feira (16) foi desmarcada. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o fato de quinta-feira (15) ter sido feriado, dia da Padroeira de Maringá, poderia interferir no número de participantes. Por isso, a audiência teve a realização transferida para 27 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade