Atos simples e resultados surpreendentes
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Atos simples e resultados surpreendentes

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/07/2020 - 09:50

Hoje me deparei com uma série de notícias postadas em vários meios de comunicação. Tantos nos tradicionais como nos on-line. Acidentes de trânsito motivados por embriaguez e excessos dos mais variados; agressões físicas e morais por discussões tolas; feminicídios. Inclusive, um deles, com um perfil tradicional. Uma mulher é assassinada pelo marido que não aceita a traição. Ele, depois de tirar a vida da parceira, tira a sua. Deixa dois filhos pequenos. 

A pandemia já nós é um problema, mas nossa conduta cotidiana ajuda a agravar. No momento em que mais precisamos valorizar a vida, colocamos ela em risco ou a perdemos por muito pouco. A violência não nos trará solução. Nos atos e nossas defesas, o que pregamos e exaltamos fala muito de nós. Mesmo os nossos julgamentos e a sentenças que damos é uma confissão dos nossos próprios atos.

O consumo de bebida alcoólica aumentou dentro das residências. Em muitos lares onde o ambiente de convivência mais extenso e intenso revela nossos desacertos com quem convivemos. Há quem se transforma em algoz do parceiro ou parceira, uma ameaça aos  próprios filhos e pais. Não precisa ser assim.

O ato extremo sempre acaba em um arrependimento na mesma proporção da intensidade da agressão praticada. Se perdemos o respeito com quem está ao nosso lado, compramos o desrespeito como medida. Seremos agredidos. Os crimes mais violentos que ocorrem nos ambientes domésticos não vem do invasor, mas de quem habita o mesmo teto. A arma que se deseja na mão do cidadão de bem não será apontada em grande parte ao invasor, mas ao parceiro ou parceira que muitas vezes declaramos proteção e amor.

Quero apenas fazer a defesa do diálogo, da sinceridade, do direito das pessoas a serem respeitadas. De não se colocar a vida de nenhum estranho e muito menos de quem nos são próximos em risco. Pedir para que se tenha ciência de que não somos o centro de um universo em que todos devem gravitar em torno dele. Não somos o umbigo do mundo. Ninguém é obrigado a conviver com quem não quer e se submeter a uma vontade alheia que o humilhe e lhe tire a dignidade. Ninguém precisa morrer por isso, também. 

Se queremos realmente combater a pandemia, não devemos nos abater e matarmos uns aos outros. Se fizermos isso, já estaremos contribuindo muito para que a pandemia passe sem deixar um rastro de dor maior do que as mortes que ela mesmo promove.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade