Aterro sanitário e pedreira são alvo de questionamentos de moradores em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Colaboração/Tiago Valenciano

Requerimento na Câmara

Aterro sanitário e pedreira são alvo de questionamentos de moradores em Maringá

Política por Luciana Peña em 14/09/2021 - 10:28

Moradores do Jardim São Clemente e dos bairros no entorno procuraram vereadores preocupados com as detonações, mau cheiro e qualidade do lençol freático. Um requerimento pedindo informações à prefeitura será votado na sessão desta terça-feira (14). 

Os vereadores Alex Chaves, Onivaldo Barris e Belino Bravin vêm se reunindo com moradores do Jardim São Clemente e dos bairros próximos.

Os moradores vivem perto da Pedreira Ingá e do Aterro Sanitário, que pertencia à Pedreira Ingá, mas que foi vendido, em abril deste ano, à empresa Serrana Engenharia, de Santa Catarina, e que foi contratada pela prefeitura para receber os resíduos orgânicos gerados na cidade.

O motivo das reuniões é que os moradores estão preocupados com os lençóis freáticos, com o mau cheiro na região e com as explosões na pedreira.

Por isso, os vereadores propuseram uma série de requerimentos pedindo informações à administração. Um dos requerimentos entrou na pauta da sessão desta terça-feira (14).

Os vereadores querem saber qual a distância entre o aterro e a área residencial mais próxima, como é realizado o monitoramento das águas no lençol freático e qual o material utilizado para eliminar o mau cheiro que exala dos dejetos.

É o que explica o vereador Alex Chaves, líder do prefeito na Câmara. [ouça o áudio acima]

O gerente da Pedreira Ingá, Roberto Eduardo Pereira, diz que a empresa nunca foi procurada por qualquer morador e nunca foi notificada pelo Município de qualquer problema em relação às detonações, que obedecem, segundo ele, aos padrões de segurança. [ouça o áudio acima]

O diretor de aterros da Serrana Engenharia, o engenheiro civil Marciano Kuviatkoski também diz que ficou surpreso com a reclamação dos moradores e que a operação do aterro segue padrão de manejo europeu. [ouça o áudio acima]

A CBN também tenta falar com o secretário de Meio Ambiente de Maringá. Os vereadores terão outra reunião com os moradores no mês que vem.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550