Astorga contrata 140 câmeras de videomonitoramento, 20 delas com leitura de placas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Big Brother

Astorga contrata 140 câmeras de videomonitoramento, 20 delas com leitura de placas

Paraná por Luciana Peña em 11/12/2021 - 09:05

É o projeto Astorga Mais Segura, que está sendo lançado neste sábado (11). A cidade também está instalando totens com dispositivo para acionar a polícia. A administração quer atingir a marca de  300 câmeras espalhadas por toda a cidade.

Uma cidade pequena de interior, com 26 mil habitantes. Assim é Astorga. Apesar de pequena, a cidade também enfrenta a criminalidade. Entre os alvos dos ladrões estão os prédios públicos. Arrombamentos são frequentes.

Mas em breve, Astorga será vigiada por 140 câmeras de videomonitoramento. É o projeto Astorga Mais Segura lançado neste sábado (11). A instalação dos equipamentos deve estar concluída até o fim do mês.

E então, praças, entradas e saídas, prédios públicos, toda paisagem urbana, toda movimentação, nada escapará das lentes das câmeras. E 20 câmeras têm um sistema de inteligência artificial com reconhecimento facial.

O serviço é prestado por uma empresa em regime de comodato. A prestadora do serviço fica responsável pela manutenção. O contrato é de um ano. A prefeitura pagou R$ 50 mil para a instalação e vai pagar R$ 37 mil de mensalidade.

Como a empresa é a única que detém a tecnologia, o contrato foi com inexigibilidade de licitação. A prefeita Suzie Pucillo dá detalhes do projeto. [ouça o áudio acima]

Outra novidade são os totens, instalados em praças públicas, para que a população acione a polícia em caso de necessidade. [ouça o áudio acima]

E um aviso aos engraçadinhos. Quem tentar passar trote na polícia apertando o dispositivo dos totens sem necessidade, vai se dar mal. Todos os equipamentos têm câmeras.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade