Artistas fazem rede de apoio em Maringá
Maringá é um local em que ocorre muitas ações culturais. A foto mostra um espetáculo teatral da 'Só em cena', produzida pela Dois Coelhos Comunicação e Cultura (Foto: Renato Domingues)

Auxílio

Artistas fazem rede de apoio em Maringá

Cultura por Victor Simião em 29/03/2020 - 19:40

Grupo criou a “Rede de Apoio aos Trabalhadores das Artes de Maringá”. Devido à paralisação dos serviços públicos, o impacto financeiro é imediato. Poder público diz estar procurando alternativas.

A paralisação dos serviços causada pelo coronavírus mexeu com o setor da economia criativa em Maringá. Muitos artistas e produtores locais, que vivem do trabalho relativo à cultura, estão sem renda momentaneamente. Parte deles costuma realizar projetos por meio de editais públicos/premiações. Como a Covid-19 parou os trâmites da prefeitura de Maringá, há uma preocupação quanto à execução de projetos e ao recebimento dos valores. 

Artistas e produtores culturais criaram, então, a “Rede de Apoio aos Trabalhadores das Artes de Maringá”. A iniciativa é para conectar pessoas que precisam de ajuda e quem pode dar uma mão. Uma conta bancária já foi feita, mas tudo ainda está no início. É uma forma de tentar organizar a situação, explica a produtora cultural e uma das responsáveis pela rede, Rachel Coelho.

Algumas demandas já surgiram. Um formulário tem de ser preenchido para que cada caso seja analisado. Oito pessoas coordenam o grupo. 

A Secretaria de Cultura de Maringá informou estar atenta a situação dos artistas.  Por parte do poder público, um formulário foi lançado para entender o impacto na economia criativa da cidade. Segundo a pasta, estão sendo buscadas formas para realizar os programas dos Convites - Música, Dança, Teatro, Literatura - de forma online.

Em relação à iniciativa dos artistas, mais informações podem ser obtidas na conta no Instagram. O contato é o @maringarede - tudo junto e sem acento

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade