Arena Sustentável apresenta empresas que miram nos ODS da ONU
Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik

Metas globais

Arena Sustentável apresenta empresas que miram nos ODS da ONU

Meio Ambiente por Brenda Caramaschi em 07/11/2023 - 12:05

Entre sexta-feira (10) e domingo (12) Maringá será sede da Arena Sustentável. O evento gratuito reúne iniciativas públicas e privadas que seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maringá e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será realizado pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC), no Eurogarden, conhecido como “o bairro mais sustentável do mundo” após conquistar certificados internacionais que atestam a preocupação do local e ações para promover a eficiência, diminuição dos impactos socioambientais, economia, qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Os visitantes vão poder conhecer, na prática, o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas e ver como eles contribuem para a qualidade de vida no planeta - e como cada um pode fazer sua parte para colaborar. Os ODS são uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas com ações em diversas áreas, desde a erradicação da pobreza até a ação contra a mudança climática, para garantir uma vida melhor para toda a população.

Entre as empresas que participarão do evento está a Cocamar, como premiado Projeto Cultivar. Iniciado em 2006 como fruto de uma parceria entre a Cooperativa Agroindustrial e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o projeto já encaminhou 39 alunos da Apae em Maringá e Rolândia para o mercado de trabalho atuando como colaboradores da cooperativa para produzirem mudas de espécies nativas nos viveiros das próprias instituições. Com o Cultivar, a Cocamar atende ao 10º ODS, que trata da redução das desigualdades, como detalha Natália Cavalini, Gerente de Responsabilidade Socioambiental da Cocamar. [ouça o áudio acima]

Outro exemplo de iniciativa, que também estará presente no evento, é o da empresa TotalMix, uma indústria pioneira na produção de bicarbonatos sustentáveis no Brasil. O processo de fabricação é reconhecido como mecanismo de desenvolvimento limpo pela ONU, porque transforma o CO2, um dos gases que causam o efeito estufa, em matéria prima para produzir o bicarbonato, atendendo ao ODS 13 - ação contra a mudança global do clima, como explica a engenheira ambiental Maria Júlia Santana [ouça o áudio acima]

O conceito ESG (sigla em inglês para as palavras Ambiental, Social e de Governança) está ganhando cada vez mais força em todo mundo no meio empresarial e foi esta visão que motivou a criação do evento, para mostrar que é possível a contribuição de todos para um futuro melhor, por meio de pequenas mudanças, diz a diretora artística do Grupo Maringá de Comunicação, Jany Lima. [ouça o áudio acima]

A Universidade Estadual de Maringá também vai participar do Arena Sustentável Maringá, mostrando algumas das milhares de ações conectadas aos ODSs. Hoje a UEM tem mais de 1.300 projetos de pesquisa e extensão sendo desenvolvidos que estão conectados a alguns dos 17 objetivos.

A Prefeitura de Maringá também apoia o evento. A cidade, que tem títulos como o de ′Cidade Árvore do Mundo′ e da ′Melhor Cidade do Brasil para Viver′, por dois anos consecutivos recebeu da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na Arena Sustentável, a administração municipal levará ações como o Moeda Verde′ e o ′Óleo Zero′, para troca de recicláveis por hortifrutis e óleo de cozinha usado por sabão. Também haverá oficinas de plantio, doação de mudas, orientações para consumidores e uma edição do ′Maringá Recicla′, para descarte correto de materiais como bijuterias, esponjas e outros. A programação será encerrada no domingo, 12, com o ′Cinema a Céu Aberto′ e a exibição do filme ′Zootopia: Essa Cidade é o Bicho′.

A programação da Arena Sustentável será das 9h às 17h30 na sexta e das 13h às 17h30 no sábado e domingo.

Os 17 ODS da ONU são:

1 – Erradicação da pobreza;
2 – Fome zero e agricultura sustentável;
3 – Saúde e bem-estar;
4 – Educação de qualidade;
5 – Igualdade de gênero;
6 – Água potável e saneamento;
7 – Energia limpa e acessível;
8 – Trabalho decente e crescimento econômico;
9 – Indústria, inovação e infraestrutura;
10 – Redução das desigualdades;
11 – Cidades e comunidades sustentáveis;
12 – Consumo e produção responsáveis;
13 – Ação contra a mudança global do clima;
14 – Vida na água;
15 – Vida terrestre;
16 – Paz, justiça e instituições eficazes;
17 – Parcerias e meios de implementação.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade