Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Fé e beleza
Arautos: Interior do ‘castelo de Maringá’ é pouco conhecido; veja as imagens
Cidade por Rafael Bereta/GMC Online em 05/02/2023 - 12:35Ao passar pela Estrada 200, na zona rural de Maringá, é impossível não notar uma imponente construção, que lembra um castelo medieval. Inspirado na arquitetura gótica francesa, o “castelo” Arautos do Evangelho começou a ser construído em 2017. A obra tem 3.343 metros quadrados e 38 metros de altura e foi projetada pelo arquiteto Daniel Souza.
Do salão nobre ao auditório, passando pela sacristia, biblioteca, refeitório, capela e demais áreas, o mosteiro é também um símbolo de fé. Por causa de sua beleza, o castelo é constantemente fotografado por turistas e fiéis. No entanto, o GMC Online teve acesso ao interior do castelo e pôde registrar locais que são fechados para a visitação do público, devido à grande quantidade de visitantes. Veja abaixo o castelo como nunca foi visto.
História
De acordo com o irmão Rodrigo Manoel Marques Angelo, os Arautos do Evangelho iniciaram as atividades em Maringá em 2002, em uma casa alugada na Zona 7.
Após anos trabalhando com projetos sociais para jovens, os religiosos se mudaram para Londrina para a realização dos projetos na cidade e anos depois voltaram para Cidade Canção.
“Fizemos um trabalho frutuoso em Londrina, mas regressamos para Maringá e nos instalamos em uma casa que ficava na Rua Monteiro Lobato. Depois disso, nos mudamos para o bairro Borba Gato, onde trabalhamos lá durante oito anos. Foi quando a diretoria nos informou que Maringá havia sido escolhida para a construção de um mosteiro. Em 2017 começou a construção e em 2018 nos instalamos de vez”, relata.
Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício aprovado pelo Vaticano em 2001.
O mosteiro está em uma localização estratégica, é possível avistar boa parte de Maringá, com seus edifícios. E, de outro, a paisagem rural. O silêncio é fundamental para a meditação e oração.
“Em geral todo o mosteiro religioso está localizado fora da cidade, pois a vida religiosa exige silêncio e contemplação”, afirma Rodrigo Manoel.
Rotina
Cada morador tem uma função importante no Mosteiro. As atividades começam às 6h, os residentes se reúnem para uma oração em conjunto e é nesse momento que o padre responsável comunica algum recado importante.
Após a oração todos devem se arrumar para dar início a Santa Missa, após a mesma todos os membros da casa se reúnem no pátio para rezar o Credo em latim e cantado, seguem ao refeitório para o café da manhã.
Terminado o café, todos se reúnem novamente à capela em silêncio para rezarem o terço e as Laudes em conjunto. Na sequência, cada um vai fazer a função na qual foi determinada para aquele dia específico.
“São vários os trabalhos, como ajudar no jardim, ir à cidade realizar algum pagamento, a limpeza da casa, orientar as pessoas que vêm ao local, visitas aos enfermos, assistência espiritual e muitos outros”, explica o irmão.
O almoço é servido às 12h45 e durante a refeição todos ficam em silêncio, enquanto um dos irmãos realiza a leitura da litúrgia, seguindo a escala das funções. “As nossas refeições são servidas cada dia por dois dos irmãos, estimulando a caridade mútua, pois hoje eu sirvo um irmão, amanhã outro me serve”, pontua.
Após o almoço, todos têm um período de descanso. Em seguida voltam à capela para a oração da tarde, seguido de um momento de leituras e estudos.
Às 20h é servido o jantar e após a refeição há um período de silencio para os irmãos pensarem e analisarem as tarefas que realizaram durante o dia. Às 22h ocorre o ‘Apagar das Luzes’.
Conheça
O mosteiro dos Arautos do Evangelho de Maringá fica localizado na Estrada Morangueira, 3.140, (PR-454), no Parque Industrial. Para quem deseja ajudar, basta entrar em contato pelo telefone: (44) 3028-6596. O horário de visitação é aos domingos às 14h30 às 16h45.
Acesse GMC Online
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550
Notícias da mesma editoria
Eixo Monumental
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade