Após recontagem de votos, Câmara de Paranavaí ganha duas novas vereadoras
Foto: Arquivo/CMP

Paranavaí

Após recontagem de votos, Câmara de Paranavaí ganha duas novas vereadoras

Política por Luciana Peña em 30/11/2021 - 09:17

Zenaide da Saúde  (PP) e Maria Clara (MDB) vão substituir os vereadores do PSB que tiveram os mandatos cassados. Todos os votos dados ao PSB na eleição de 2020 foram anulados porque, segundo a Justiça Eleitoral, o partido fraudou a candidatura de uma mulher apenas para atingir a cota de gênero. A posse das novas vereadoras deve ser na sessão ordinária da segunda-feira (6).

Nessa segunda-feira (29) houve a recontagem dos votos na eleição de 2020 para a Câmara Municipal de Paranavaí.Foram excluídos os votos obtidos pelo PSB e calculado o novo quociente eleitoral.

Com base neste novo quociente a Justiça Eleitoral definiu dois novos vereadores. Ou melhor, duas novas vereadoras. 

Foram consideradas eleitas as candidatas Zenaide da Saúde (PP) e Maria Clara (MDB).

Com isso, a Câmara de Paranavaí terá o maior número de parlamentares mulheres da história: quatro. Paranavaí tem ao todo dez vereadores.

É para que as mulheres sejam cada vez em maior número na política que existe uma lei obrigando os partidos a indicar 30% de mulheres filiadas nas eleições proporcionais.

Segundo a Justiça Eleitoral, o PSB em Paranavaí fraudou a cota de gênero ao indicar uma candidata que nem fez campanha. Ao contrário, teria pedido votos para outro candidato nas redes sociais.

Com a decisão da Justiça, que não cabe mais recurso, perderam os mandatos os vereadores Luiz Aparecido da Silva e Antônio Valmir Trossini.

O presidente da Câmara de Paranavaí, Leônidas Fávero Neto, diz que as duas novas vereadoras devem ser empossadas na sessão ordinária na próxima segunda-feira (6), às 20h. [ouça o áudio acima]

Com a eleição, Maria Clara se torna a vereadora mais jovem da Câmara de Paranavaí, com 20 anos.

A reportagem não conseguiu contato com o vereador cassado Luiz Aparecido da Silva. Valmir Trossini, que recebeu 1.321 votos na eleição de 2020 e cumpria o primeiro mandato, disse que se sente injustiçado. Ele, ao contrário do colega, foi punido também com a perda dos direitos políticos por oito anos.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade