Após ouvir Biatto, Ministério Público quer informações de outro secretário

Apuração

Após ouvir Biatto, Ministério Público quer informações de outro secretário

Política por Victor Simião em 08/07/2020 - 10:05

A Promotoria enviou um ofício a Paulo Carstens, responsável pela área de Patrimônio e Compras da Prefeitura de Maringá. O MP está apurando uma afirmação do secretário de Saúde, de que o município paga até três vezes mais na compra de produtos.

A Promotoria do Patrimônio Público do Ministério Público em Maringá quer informações do secretário de Patrimônio, Paulo Carstens. A medida faz parte da apuração do MP em relação a uma afirmação do secretário de Saúde. Em maio, Jair Biatto afirmou que o município pagava até três vezes mais na compra de produtos.

Um ofício foi expedido pedindo explicações por escrito para Carstens. O documento foi feito nessa terça-feira (07) e deve ser respondido em até dez dias. A secretaria de Patrimônio e Compras é a responsável por controlar as licitações e fazer as aquisições gerais da Prefeitura. O objetivo do ofício é saber como são feitas as compras.

Na prática, o Ministério Público ainda não investiga o caso. O termo é apuração. Isso porque o processo é chamado de “notícia de fato”, que pode ou não se transformar em um inquérito.

No dia 26 de junho, a promotoria ouviu o secretário Jair Biatto, por meio de videoconferência. No depoimento, que durou em torno de 20 minutos, o secretário disse o que já havia falado antes: que o motivo é a burocracia. Segundo uma fonte ouvida pela CBN, ele também disse que, como vem da iniciativa privada, ainda tinha dificuldades para entender a burocracia do setor público.

Embora seja chamado de depoimento, a conversa foi uma espécie de complemento aos documentos que tinham sido enviados pela Prefeitura.

Não há nenhuma acusação contra o secretário. O depoimento foi pedido após a Saúde enviar documentos ao Ministério Público, e o promotor responsável pelo caso querer ter mais informações.

O MP instaurou um procedimento no final de maio chamado notícia de fato. A medida foi tomada após o vereador William Gentil protocolar um pedido de investigação.

No dia 21 de maio, Biatto disse na Câmara de Vereadores que a Prefeitura paga até três vezes mais na compra de produtos. O assunto repercutiu, foi criticado por parlamentares e Observatório Social. Jair Biatto se justificou depois. Disse que havia dois motivos para o aumento de preço: burocracia e alta demanda de produtos. Uma CPI foi criada para investigar as compras na saúde nos últimos 12 meses.

O MP não descarta transformar a notícia de fato em um inquérito civil - que é como se fosse um segundo passo, caso encontre mais problemas, mas ainda é cedo para ter certeza em relação a isso.

Na Câmara de Vereadores, uma CPI está sendo realizada para apurar o mesmo assunto. Paulo Carstens já prestou depoimento aos parlamentares.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade