Após cobranças do CMDCA, abrigo para crianças é transferido de imóvel
A Prefeitura de Maringá informou à CBN que o atual abrigo municipal para crianças será transferido para um novo local.
Uma residência foi alugada para esta finalidade.
A medida foi tomada após várias cobranças do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares.
Na resolução mais recente, a de nº 58 de 28 de outubro de 2022, publicada na edição dessa terça-feira (29) do Diário Oficial de Maringá, o CMDCA estabeleceu um prazo de 15 dias para que a administração municipal reforme e providencie a manutenção do abrigo municipal para crianças.
Segundo o CMDCA, a situação da casa que abriga as crianças é “precária”, e a parte elétrica está em “colapso”.
Em julho deste ano o CMDCA também havia alertado para as condições físicas do local e a lotação.
O abrigo, com capacidade para no máximo 10 crianças, abrigava na época mais de 20.
São crianças retiradas do convívio familiar por variados motivos e que precisam de uma assistência especializada.
Na resolução recente, o Conselho reitera que a capacidade máxima da casa não pode ser extrapolada e determina que a administração apresente no prazo de cinco dias um plano de ocupação da nova casa.
O CMDCA cobra também uma equipe de quatro educadores por período para cada 10 crianças, além da equipe técnica e da equipe de manutenção da casa, responsável pela cozinha, limpeza e roupas.
A prefeitura informou que o abrigo está em processo de mudança.
Veja a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), trabalha para garantir o atendimento de qualidade no Abrigo Municipal para Crianças, que atua no cuidado e proteção de crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. A gestão municipal alugou um novo imóvel para o acolhimento de crianças e está em processo de mudança. O espaço conta com três quartos, uma sala de TV, brinquedoteca e amplo quintal com gramado para recreação.”
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550