Após 88 anos, horário de verão chega ao fim no Brasil
Imagem ilustrativa/AEN

Fim

Após 88 anos, horário de verão chega ao fim no Brasil

País por Carina Bernardino em 25/04/2019 - 15:35

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro causa alegria e tristeza para os maringaenses.  

Foi o ex-presidente Getúlio Vargas que instituiu pela primeira vez o horário de verão no Brasil, no período de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932. A medida foi adotada nos anos seguintes de forma não consecutiva, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até agora, data em que o presidente Jair Bolsonaro acabou com ao horário de verão no país. O decreto foi assinado nesta quinta-feira (25) em cerimônia no Palácio do Planalto. Bolsonaro alegou que o período afeta o relógio biológico da população e que o fim dele vai aumentar a produtividade do trabalhador. O presidente também disse que estudos apontaram a baixa economia de energia no período. Para rede CBN, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque explicou que a decisão é por tempo indeterminado, porém, os estudos continuarão a ser feitos. 
 
O horário de verão é adotado em 70 países, como Canadá, Austrália, México, Nova Zelândia, Chile e Paraguai. O período dura em média 120 dias. No Brasil, costumava a ser realizado entre os meses de outubro e fevereiro, quando parte dos estados brasileiros adiantava o relógio em uma hora. Em Maringá, o auxiliar de serviços gerais Anderson Fontolan ficou triste com o fim do horário de verão. 
 
Para o Padre Valdir Irineu, o fim do período é a melhor decisão tomada pelo atual presidente do Brasil. 
 
O motociclista Jeferson de Souza também se sente mais disposto no horário atual. 
 
De acordo com o governo federal, em pesquisa, 70% da população brasileira se mostrou favorável ao fim do horário de verão no país.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade