Após 7 casos no estado, Paraná reconhece emergência para gripe aviária
Imagem ilustrativa/Foto: Claudio Dias Timm/via site Agência Brasil

H5N1

Após 7 casos no estado, Paraná reconhece emergência para gripe aviária

Economia por Letícia Tristão em 25/07/2023 - 15:53

Segundo o Governo do Estado, os casos confirmados são no litoral do Paraná e foram detectados em aves silvestres, o que não afetou diretamente a comercialização de produtos avícolas. 

O Governo do Estado informou que vai decretar nesta terça-feira (25) estado de emergência zoosanitária em todo o Paraná pelo prazo de 180 dias.

Até o momento, o Paraná detectou sete casos de gripe aviária em aves silvestres migratórias, o que, segundo o governo do estado, está dentro do esperado. Os casos foram registrados no litoral do estado.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a medida é protetiva e foi tomada como forma de agilizar a viabilização de recursos com o Governo Federal, em caso de emergência com relação à gripe aviária. [ouça o áudio acima]

Segundo o Governo do Estado, em maio, o Ministério da Agricultura e Pecuária já havia decretado estado de emergência no país e havia orientado que decretos semelhantes fossem assinados pelos estados.

O Paraná tem 19 mil granjas produtoras de frango de corte, de recria e de ovos. A influenza aviária é uma doença com distribuição global e de ciclos pandêmicos ao longo dos anos, o que pode causar consequências sérias no comércio internacional de produtos avícolas.

O primeiro caso no Brasil foi confirmado em 15 de maio de 2023, em aves silvestres, o que não afeta a condição de país livre da doença em relação ao comércio.

No Paraná,o primeiro caso foi registrado em 21 de junho. Segundo o Governo do Estado, a Adapar fez quase 800 fiscalizações na região do Litoral, onde foram registrados os sete casos em aves silvestres migratórias. De acordo com o órgão fiscalizador, nessa região não há granja com produção comercial ou para reprodução.

Com informações da AEN

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade