Apesar das chuvas recentes, 2019 tem tido volume abaixo da média
Imagem Ilustrativa/Foto: Pixabay/Domínio Público

Diminuiu

Apesar das chuvas recentes, 2019 tem tido volume abaixo da média

Cidade por Victor Simião em 18/12/2019 - 14:30

Até o dia 16, choveu 1278 milímetros. Média histórica, registrada desde 1976 pela estação da UEM, é de 1675 milímetros.

 

Ela até que tem aparecido bastante em dezembro, mas não se engane: a chuva visitou Maringá menos do que usual. É o que aponta a Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá. Computando dados desde 1976, a média histórica de chuva fica em 1.675 milímetros por ano. Neste ano, até o dia 16 de dezembro, foram registrados 1.278 milímetros. Claro, muita água pode rolar até o fim do mês -- e, nesse caso, literalmente - -e aí mudar tudo, embora esse não seja o indicativo.

2018 registrou 1.875 milímetros - acima da média histórica. 

Aliás, de janeiro a dezembro neste ano, somente dois meses registraram mais chuvas que o esperado: março e dezembro. O restante ficou abaixo da média. Em agosto, por exemplo, que costuma registrar 61 milímetros, a estação marcou 0,2 milímetros - ou seja, quase nada. 

Tem sido um ano mais quente também. O dia com a maior temperatura foi 2 de fevereiro. A estação registrou 38.1ºC. 

O que influencia no aumento ou diminuição das chuvas são ações de grande escala global. O professor Leandro Zandonadi, coordenador da estação da UEM, disse que o “el nino” fraco no começo do ano impediu o maior volume de chuvas, além de bloqueios atmosféricos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade