Angina: sinal clínico que pode evitar o infarto
Imagem Ilustrativa/Reoprodução/ortobraz.com.br

Infarto

Angina: sinal clínico que pode evitar o infarto

Saúde por Carina Bernardino em 11/04/2019 - 16:13

Alerta é da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que está com a campanha “Não ignore seu Coração”. O infarto do miocárdio mata cerca de 100 mil brasileiros por ano. 

A campanha “Não ignore seu Coração” da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) ocorre neste mês em todo o país. O alerta é sobre a angina, uma dor no peito que normalmente antecede o infarto. De acordo com estatísticas da entidade, 33% dos pacientes relatam angina nas consultas, 43% dos pacientes com angina não são diagnosticados e 44% estão em tratamento farmacológico que inibe os sinais. Segundo o médico cardiologista de Maringá, Raul Mora Júnior, o sinal clínico pode evitar o quadro de infarto do miocárdio, que tira anualmente a vida de cerca de 100 mil pessoas no país. 
 
É a primeira vez que a Sociedade Brasileira de Cardiologia faz alerta sobre a angina. A ação ocorre de forma simultânea em 62 países por meio das entidades de cardiologia. 
 
O médico cardiologista relata alguns fatores que podem provocar a angina. A principal dica é ter uma vida saudável. 
 
A dor da angina dura entre 2 e 10 minutos. Quando o sintoma persiste, deve-se procurar socorro médico com emergência. Outras informações no site: www.cardiol.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade