Aluno se finge de morto e a escola à beira da morte
CBN Maringá

Opinião

Aluno se finge de morto e a escola à beira da morte

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 20/03/2023 - 10:40

É manhã, a mãe acorda, prepara o café para a família. Hora de todos irem ao compromisso do dia, seja o trabalho ou a escola. Entre os que tinham que despertar e estar atento a mesa era o filho da família, de oito anos.

A mãe vai ao quarto da criança, tenta acordá-lo, mas ele não responde. A mãe se apavora, o filho parece estar desmaiado, mas ela não sabe o que está realmente acontecendo. Pode ser algo grave? Como saber? Desesperada ela chama o SAMU.

A emergência chega, atende o garoto e logo detecta que é fingimento. Isso mesmo, o menino simulou um desmaio para não ir a aula. Incrível não?

A cena é cômica? Sim, por um lado. Por outro desperta o lado trágico. A mobilização de uma equipe de emergência que poderia estar atendendo outro chamado. A mãe, desesperada, preocupada com o filho. Todos enganados.

Mas, há mais engano por aí. O de uma sociedade que tem na escola um castigo. Um lugar detestável ao ponto de uma criança simular estar passando mal para não cumprir o destino diário.

A educação não faz bem para o garoto. E ele não é um caso isolado.

Você já imaginou quantos que estão vivendo o mesmo dilema. Na “cabeça” de quantas crianças já passou a vontade de fingir-se de morto para não ter que ir para a escola? A lista é grande.

O bastante para demonstrar que há algo de errado na escola e na vida das pessoas em relação ao conhecimento. Educação é castigo? O imediato é o mais importante? O agora ganhou conotações de relevância porque o conhecimento perdeu sentido com a realidade.

Logo, a criança finge ficar doente para não ter que estudar, ir à escola. A ambulância do SAMU atende ao caso que é um alarme falso. Contudo, a situação da educação brasileira precisa de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Tem alguém morrendo sim, e é a educação, a importância da ciência e a perda de consciência. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade