3º no Paraná
Aeroporto de Maringá é alfandegado para cargas
Economia por Redação CBN Maringá em 20/06/2024 - 10:52Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20), o Ato Declaratório Executivo da Receita Federal SRRF09 nº 18, que alfandega o Aeroporto Silvio Name Junior. A partir de agora, o aeroporto de Maringá está habilitado para operar voos internacionais de cargas. Foi alfandegado, também, o Terminal de Cargas Aéreas (TECA), onde poderão ser realizados os procedimentos aduaneiros de importação e exportação.
O processo teve início há cerca de dois anos quando foram protocolados na Receita Federal os pedidos de alfandegamento pelas empresas Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A, que administra o Aeroporto, e BHZ Logística Integrada Ltda, que tem a concessão para administrar o TECA.
Segundo a Receita Federal, foi um procedimento complexo que envolveu diversas intervenções na estrutura aeroportuária e no armazém de cargas, com aquisição e instalação de equipamentos, treinamento de pessoal e definição de procedimentos para operação com cargas internacionais.
O processo conduzido pela Receita Federal teve também a anuência de outros órgãos de controle como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
A equipe de alfandegamento da Receita Federal concluiu que foram cumpridos os requisitos formais, técnicos e operacionais exigidos pela legislação e emitiu parecer favorável ao alfandegamento simultâneo do Aeroporto e do TECA para movimentar cargas procedentes do exterior ou a ele destinadas.
O alfandegamento é exclusivo para operar voos internacionais de cargas. O aeroporto não está habilitado para operar voos internacionais de passageiros, nem com aeronaves da aviação geral em voos internacionais.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias Relacionadas
Notícias da mesma editoria
Agência do Trabalhador
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade