Acidentes em equipamentos do cotidiano podem ser evitados com fiscalizações renováveis
Foto: Lucas Aron Nogas /Crea-PR

Segurança

Acidentes em equipamentos do cotidiano podem ser evitados com fiscalizações renováveis

Cidade por Letícia Tristão em 27/08/2021 - 15:30

Elevadores, ar-condicionados e para-raios são equipamentos de uso coletivo no dia a dia têm manutenções mensais, semestrais ou anuais e precisam estar em dia.

Alguns equipamentos, na maioria das vezes de uso coletivo, precisam manter a manutenção ou inspeção de forma mensal, semestral ou anual, para manter a segurança e evitar acidentes que podem ser até fatais.

São as chamadas fiscalizações renováveis. Profissionais habilitados fazem a inspeção e os agentes do Crea-PR, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, verificam se a inspeção foi feita corretamente. Caso não tenha sido feita, o Conselho aciona o órgão específico.

Os equipamentos mais comuns são elevadores, ar condicionado, as caldeiras, normalmente em indústrias, e os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, popularmente conhecidos como pára-raios.

Elevadores podem apresentar falhas eletrônicas, no caso do ar condicionado, podem proliferar fungos e bactérias se não forem devidamente limpos e os pára-raios, se não estiverem com a manutenção em dia, podem causar curto-circuitos.

A facilitadora do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Milena Aguiar, explica a importância de manter a fiscalização desses equipamentos em dia. Segundo ela, a população pode ficar atenta aos equipamentos se eles têm o selo ART, Anotação de Responsabilidade Técnica. [ouça o áudio acima]

Segundo dados do CREA, somente este ano no Paraná, foram feitas 734 fiscalizações renováveis e mais de 22 mil ARTs foram emitidas no Paraná.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade