Academias poderão funcionar apenas para maiores de 16 e menores de 60 anos
Imagem ilustrativa/Foto: Procon/procon.ms.gov.br/

Exclusivo

Academias poderão funcionar apenas para maiores de 16 e menores de 60 anos

Cidade por Victor Simião em 14/05/2020 - 15:54

A CBN Maringá obteve a cópia da portaria que regulamenta o funcionamento desses locais. Prefeitura autoriza a volta do setor a partir de segunda-feira (18), com uma série de regras. 

As academias de Maringá voltam a funcionar a partir da segunda-feira que vem (18), mediante uma série de regras. A portaria regulando o setor foi obtida com exclusividade pela CBN Maringá. O documento tem três páginas e é assinado pelo secretário municipal de Saúde, Jair Biatto. Até o fechamento desta reportagem, na tarde de quinta-feira (14), o decreto ainda não havia sido publicado pela Prefeitura.  A CBN confirmou que este será o documento oficial.

Na portaria, a Saúde regulamenta o seguinte: as academias poderão funcionar para quem tem 16 anos até 60 anos - não mais e nem menos que isso; diabéticos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 também não poderão ir a esses locais. Usuários só poderão ficar no local durante o período de treinamento. As aulas/sessões deverão ter no máximo 40 minutos para exercícios -  os 20 minutos restantes, que completam o período de uma hora, deverão ser utilizados para limpeza da academia. 

Algo comum entre pessoas que fazem musculação, a portaria veda o compartilhamento de aparelho durante os exercícios. Ou seja: o atleta não poderá fazer uma série e descansar enquanto o outro faz o exercício no mesmo aparelho. Cada um deverá terminar toda a série, limpar o local e só depois passar para o outro usuário.  

Aulas em turma só poderão ter cinco pessoas no máximo, com distância de quatro metros entre elas. Piscinas e saunas não poderão ser usadas. Aulas de natação e artes marciais seguem proibidas.

O decreto autorizando o funcionamento das academias foi publicado na sexta-feira passada (08). O município informou que depois divulgaria a regulamentação do funcionamento desses locais, o que está descrito na portaria obtida pela CBN.  Embora tenha havido uma reunião dos proprietários de academia de artes marciais com o prefeito Ulisses Maia nesta semana, não há data para a volta desse setor em específico.

O horário de funcionamento das academias não está descrito na portaria. 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá divulgou o documento após ter sido consultada pela CBN Maringá se seria, de fato, a portaria oficial.

Acesse o documento completo

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade