Abusos e abusados fazem parte da história do país
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Abusos e abusados fazem parte da história do país

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/08/2019 - 08:23

Estamos discutindo a Lei de Abuso de Autoridade. Mas por que precisamos da lei? Há no país um debate imenso sobre os interesses desta medida. De um lado os que consideram que a lei vai legitimar a impunidade. Do outro, os que consideram que ela vai limitar os excessos.

Mas a história pode nos dar uma lição. A legislação brasileira já foi desrespeitada mais que cumprida. As inúmeras constituições brasileiras foram jogadas no lixo pela vontade do que se dizia justiceiro. Ao longo de golpes constantes, o país viveu o discurso de dar ao “povo” oprimido a “justiça” merecida. Os justiceiros ao longo do tempo foram golpistas. Acabaram usando do poder para atender aos benefícios pessoais e não para romper com a opressão.

Estaríamos vivendo um momento diferente? Não acredito em rupturas milagrosas. Mudanças é fruto de uma transformação da sociedade em suas práticas e maturidade. Resultado de uma nova forma de lidar com o poder. O que ainda estamos aprendendo. Não temos ciência e consciência da relação que o poder público tem conosco e os efeitos que isso pode causar.

Não considero a Lei de Abuso de Autoridade um “abuso”. Considero apenas que ela não precisaria ser implantada se a Constituição e os códigos fossem respeitados. Não há nada que possa se estabelecer acima do poder em uma sociedade democrática de direito. Mas as regras estabelecidas não são o espelho da sociedade onde ela é implantada.

Acredito que a principal ameaça a Justiça são nossos vícios. Pior do que o que está na lei é as nossas intenções. Elas acabam por destruir a possibilidade de defesa dos direitos do cidadão e permitem a personificação da regra. Acomodada a quem interessa. Delimitando alguns como culpados únicos e outros como santos escolhidos. Isto não pode ocorrer. Todos tem que ter o mesmo tratamento. Isto eu ainda não consigo perceber nas relações de poder neste país.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade