A sombra sorrateira do autoritarismo

O Assunto é Política

A sombra sorrateira do autoritarismo

O Assunto é Política por Diniz Neto em 02/12/2019 - 10:09

 

Na coluna de hoje:

- DIA DO SAMBA

- O INCRÍVEL CANCELAMENTO DE ETAPA DO CIRCUITO PARANÁ RUNNING

- UMA LISTA QUE CRESCE

- IMPORTANTE LEMBRAR

- POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SISMMAR

- PROFESSORES DO ESTADO EM GREVE

- DIÁLOGO

 

2 de dezembro, segunda-feira. Estamos a 29 dias do fim do ano.

 

DIA DO SAMBA

O samba é um estilo de música e dança típico do Brasil. Os canavais do Rio de Janeiro e de São Paulo são eventos de grande divulgação e popularização do samba.

O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial, apesar de uma lei do antigo estado da Guanabara, em 1964, depois incorporado ao Rio de Janeiro e de um projeto de lei na Bahia, em 1963, que nunca virou lei.

A ideia da data seria uma homenagem a Ary Barroso, autor de Aquarela do Brasil, considerada uma expressão dos chamados “samba-exaltação”.

 

Hoje também é:

DIA NACIONAL DAS RELAÇÕES PÚBLICAS.

DIA DA ASTRONOMIA.

DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE.

CYBER MONDAY.

-------

O INCRÍVEL CANCELAMENTO DA ETAPA DO CIRCUITO PARANÁ RUNNING

O cancelamento pela Prefeitura da etapa POP do circuito Paraná Running, na sexta-feira à tarde, prova que aconteceria no sábado à noite, pegou todos de surpresa.

As autorizações, já concedidas, foram ignoradas.

A Prefeitura de Maringá chegou a publicar uma nota na sua página no Facebook, mas ela foi apagada. A nota tentava explicar o inexplicável, o cancelamento de um evento já autorizado.

Mais de 1.300 atletas inscritos. Clubes de corrida de Maringá e de outras cidades prontos para a prova. Os organizadores do circuito Paraná Running atenderam a toda a documentação exigida, conforme arquivos que publicaram.

O percurso já havia sido aprovado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e os requerimentos ambiental, sanitário e de viabilidade também estavam devidamente liberados.

Assim como em todas as outras etapas da Paraná Running já realizadas nos últimos cinco anos, o percurso só foi divulgado após a devida aprovação da Semob.  Os preparativos estavam sendo realizados com meses de antecedência. O indeferimento da Prefeitura foi comunicado na véspera da prova, causando um prejuízo aos mais de mil corredores inscritos, empresas de organização e apoio.

 

IMPORTANTE LEMBRAR

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar”.

Este texto é atribuído a Bertold Brecht, mas foi escrito pelo teólogo protestante alemão Martin Niemöller (1892-1984).

A sua história: Ele aderiu o nazismo nos primeiros tempos. Quando já havia ficado claro quem era Hitler e o que queria, tentou incutir no líder um mínimo de sensatez. Até que, sem ter mais o que fazer, passou para a oposição aberta.

Foi processado, em 1938, e enviado para o campo de concentração de Dachau, onde permaneceu até o fim da guerra.

Muito importante que atos autoritários sejam denunciados, tornados públicos. A primeira expectativa é que as falhas sejam corrigidas. Nunca é tarde para se adotar, de verdade e para valer, o diálogo e a transparência.

 

POSSE DA NOVA DIRETORIA DO SISMMAR

Será hoje, às 19 horas, na Câmara Municipal de Maringá, a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos do Municípios de Maringá (Sismmar).

A nova diretoria tem a professora Priscila Guedes da Luz na presidência. Compõem a diretoria: vice-presidente, Carlos Alberto Máximo; secretário Geral, Matheus Morais da Luz; secretário de Finanças, Gehélison Gomes do Santos; secretário de Comunicação e Imprensa, João Jorge da Silva Neto; secretária de Assistência Jurídica, Franciely Joice Medeiros.

Ainda há outras secretarias e diretorias, ocupadas por servidoras e servidores de diversos setores e secretarias da Prefeitura.

 

PROFESSORES DO ESTADO EM GREVE

Professores e funcionários das escolas da rede estadual de ensino entram em greve nesta segunda-feira, 2 de dezembro, em todo o Paraná. A decisão unânime pelo início do movimento paredista foi tomada em assembleia da categoria, realizada no último dia 23, em Curitiba.  

Às 23 horas, uma caravana com pelo menos três ônibus partirá da sede da APP-Sindicato para a capital do Estado, onde serão realizados atos unificados de greve.

Vilma Garcia, presidente da APP-Sindicato Maringá, pede para os grevistas usaram roupa preta.

Nesta terça-feira, o ato em Curitiba reunirá, a partir das 9 horas, grevistas de todo o Estado. Em assembleia, prevista para as 16 horas, será feita uma análise de conjuntura, seguida de avaliação sobre a continuidade do movimento.

 

DIÁLOGO

Acontecerá amanhã, dia 3, em Maringá, audiência pública da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do Estado do Paraná (Sudis) que será coordenada pelo antropólogo e superintendente da Sudis, Mauro Rockenbach.

A audiência será iniciada às 19h30, no bloco B33 (conhecido por PDE), na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os convites são para ONG's, Conselhos de Direitos, Associações de Bairros, Igrejas, Movimentos Sociais, Clubes de Serviços, Pastorais, Estudantes, Projetos Sociais, Conselhos Tutelares, Universidades, Observatórios, Imprensa. São esperados representantes da região.

Os temas em diálogo: Defesa de Direitos, Cidadania, Respeito às Diferenças, Igualdade,

Dignidade, Autonomia e Liberdade.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade