A nossa pobreza diária
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

A nossa pobreza diária

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/11/2019 - 08:46

Pobreza não tem dia, são todos e está em todos os lugares. Combatê-la sempre foi um desafio. Governos, instituições civis e iniciativas pessoais se mobilizam constantemente para combater a pobreza. Não é uma tarefa fácil. Uma ação constante que muitos desanimam por não ver um resultado rápido.

Acabar com a pobreza é a busca de grandes teses sobre a condição humana. A pobreza é o drama da existência da vida coletiva e a construção da desigualdade material. Busca de implantar governos que viessem a resolver o problema da desigualdade recheiam a história do pensamento humano. 

Mas o que é a pobreza? A condição de organização da sociedade gera em parte dos seres humanos a não inclusão na eficiência da produção da vida social. A condição que produz nossa existência constantemente deixa parte dos indivíduos fora da cadeia produtiva. Eles existem dentro do corpo social e não são eficientes e necessários para serem absorvidos pela engrenagem virtuosa da existência.

Ironicamente, em algumas partes do corpo social falta pessoas necessárias para o desenvolvimento coletivo. Necessitamos de mão de obra qualificada e não as temos. Nossa produção da vida poderia ser mais eficiente completando a cadeia de produção da vida com indivíduos capazes de atender as necessidades coletivas e não tendo uma parcela improdutiva.

A conta também não fecha apenas com o raciocínio simples de qualificar os desqualificados e os tornarem eficientes. A lógica não está errada, contudo há um custo para isso. Temos que pensar no tempo gasto para a formação das pessoas. Considerar que os que estão ineficientes não tenham tempo hábil para executarem sua capacidade. Além do que a sociedade necessita de pessoas prontas hoje, não há tempo para esperar.

Por isso, combater a pobreza implica em planejar. Organizar ações que sejam sistêmicas e que tenham a capacidade de superar e não remediar problemas. Muitas das instituições que temos fazendo filantropia estão voltadas a condição imediata da pobreza. Não significa que sejam ações desnecessárias, mas elas não podem ser o foco e a política da maioria das instituições do terceiro setor. 

Temos que lembrar da pobreza todos os dias, mas temos também que ter ações diárias de combate a longo prazo. Ter uma ação organizada e integrada de apoio a projetos que visam melhorar o ser humano e não remediar sua condição para viver um dia atrás do outro.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade