A busca por detalhes sobre acordo com a Sanepar
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

A busca por detalhes sobre acordo com a Sanepar

O Assunto é Política por Diniz Neto em 08/08/2019 - 10:25

Assuntos na coluna de hoje: 
- QUER SABER SOBRE OS R$ 20 MILHÕES
- NA SANEPAR
- CONSELHEIROS TUTELARES
- MARINGAENSE DO NOVO TAMBÉM FOI APROVADO NO RENOVA BRASIL
- URBANISMO E PLANO DIRETOR
- UVENORTE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE HOJE
- CONTORNO SUL: MORADORES PEDEM SOCORRO

 

QUER SABER SOBRE OS R$ 20 MILHÕES
O último item da Ordem do Dia da sessão de hoje na Câmara Municipal, item 33, é o requerimento do vereador Jean Marques (PV). O vereador solicita ao prefeito municipal que envie a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, cópia integral de todos os procedimentos, incluindo cálculos e documentos, para apuração dos valores constantes no 21º Termo Aditivo ao Contrato de Concessão 1º 241/80, firmado com a Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, bem como envie cópia do referido termo aditivo e de sua publicação no órgão oficial.

NA SANEPAR
O deputado estadual Homero Marquese (PROS), esteve reunido com o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile e diretores Andrei Rech, Abel Demétrio e Marcus Cavassin.
Eles falaram sobre a tarifa de água no Estado, os investimentos da empresa e acordo firmado entre a empresa e o Município de Maringá, não divulgado pela Prefeitura.

CONSELHEIROS TUTELARES
Mais novidades em relação às provas referentes ao candidato ao Conselho Tutelar. 
A conselheira tutelar Renata Gomes percebeu (não deve ter sido a única pessoa que notou algo errado) erros na tabulação das notas e encaminhou as observações ao Ministério Público e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
As notas foram revistas e com isso, ao invés de 33 candidatos aprovados, 41 estão aptos a receber votos no dia 6 de outubro.
Não me lembro de algo parecido relacionado ao processo de confirmação de candidaturas para o Conselho Tutelar. O mínimo que se pode dizer é que a lambança foi grande.

MARINGAENSE DO NOVO TAMBÉM FOI APROVADO NO RENOVA BRASIL
Ontem falamos sobre o RenovaBR, um movimento que surgiu para estimular pessoas comuns a se prepararem para participação na política. Segundo eles se denominam, são “uma iniciativa de formação de lideranças e de engajamento cívico”.
Não são ligados a partidos e nem a outras instituições, de qualquer tipo ou caráter.
Eles realizaram uma prova seletiva para o Curso RenovaBR Cidades 2019, que visa preparar pessoas para as eleições municipais. 31 mil pessoas se inscreveram e mil foram selecionadas.
Falei de quatro jovens ontem e o Tiago Martines, do partido NOVO, ouviu e fez contato, me dizendo que também foi aprovado e fará o curso.
Ele já fez a seleção rigorosa do NOVO, foi candidato a deputado federal, deverá ser candidato no ano que vem e mesmo assim me disse que quer continuar estudando e se preparando para ser um político capacitado para promover mudanças.
Ele tem liderado reuniões e cursos do NOVO.

URBANISMO E PLANO DIRETOR
O arquiteto e urbanista Fernando de Mello Franco estará em Maringá, nesta quinta-feira, 8 de agosto. Vem a convite do Núcleo Maringá do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para participar do evento “O Projeto de Políticas Públicas”, a ser realizado às 19h30, na sala de reuniões do Paço Municipal.
O encontro tem por objetivo fomentar uma discussão acerca do Plano Diretor como ferramenta de política pública.
Fernando de Mello Franco foi secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo, de 2012 a 2016, período em que ocorreu a revisão do seu Plano Diretor Estratégico, premiado pelo ONU-Habitat no concurso de melhores práticas urbanas.
De acordo com o arquiteto Aníbal Verri, presidente do Núcleo Maringá do IAB, a presença do urbanista é uma contribuição a Maringá, no momento da revisão do seu Plano Diretor. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A confirmação de presença deve ser feita para o e-mail:  maringa.iabpr@gmail.com.

UVENORTE SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE HOJE
A União Regional de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Norte do Paraná, UVENORTE, foi fundada e reúne vereadores, ex-vereadores e gestores públicos das regiões de Maringá, Paranavaí, Apucarana e Cornélio Procópio. A sua área de atuação abrange 102 municípios. 
Seu evento de lançamento e apresentação é 1º Fórum pela Eficiência das Câmaras Municipais, que começou ontem e prosseguirá até amanhã, no Hotel Thomasi, em Maringá.
O lançamento da entidade será realizado hoje, quinta-feira, 8, às 17 horas, no Hotel Thomasi.
O presidente é o vereador Carlos Roberto (SD), de Nova Esperança. Diego Sanches (DC) é o vice-presidente; Carlos Fenile (Progressistas), de Paiçandu, é o secretário e Suzie Pucillo (Progressistas), é a tesoureira.
Recebi as informações de Diego Sanches, engenheiro civil e consultor em Engenharia Urbana para o poder público, um dos idealizadores e fundadores da UVENORTE. Diego foi jovem vereador em Paiçandu, na legislatura 2013/2016.

CONTORNO SUL: MORADORES PEDEM SOCORRO
Aconteceu ontem uma reunião do Observatório das Metrópoles com representante de moradores de bairros próximos ao Contorno Sul – Anel Viário prefeito Sincler Sambatti. Foi na Capela Imaculada Conceição. A prefeitura enviou representantes.  também. O prefeito Ulisses Maia era esperado, mas não compareceu. 
As obras do contorno sul estão paradas. A prefeitura não precisou uma data para a retomada dos trabalhos. Foram apresentadas reivindicações como Iluminação, sinalização e melhorias nas entradas dos bairros, onde há risco real de mortes em razão da situação precária desses locais (sem luz, sem sinalização, sem cuidados).
Dentro de 30 dias deverá acontecer uma nova reunião.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade