Ler é uma atitude que desperta a imaginação de quem abre um livro e mergulha nas histórias, textos e até mesmo para estudar um determinado assunto. As opções são tantas que, por uma série de fatores, levam o brasileiro a ser um dos que menos lê.
Se o problema for o preço, cerca de 600 livros estão prontos para serem levados para casa. Em mesas espalhadas pelo térreo do paço Municipal, títulos famosos de filmes consagrados, livros que líamos nos tempos de criança como a coleção Vagalume, exemplares de áreas específicas para estudos como física, Tecnologia da Informação…
O estudante João Henrique Padovani levou três títulos que viraram longas metragem nos cinemas. Ficou sabendo da feira por conta de uma amiga. [ouça o áudio acima].
O funcionário público, Alan Brumate, conta que a leitura faz parte da vida dele desde quando era criança. [ouça o áudio acima]
A ação faz parte do Dia Internacional da Doação de Livros e é promovida pelo Provopar de Maringá e uma empresa da cidade. A presidente, Eliane Maia, conta que estes livros foram doados em campanhas e que agora são disponibilizados para quem quiser levar para casa. Em outros momentos, a ideia é levar os livros para o terminal Urbano de Maringá. [ouça o áudio acima]
No total, foram arrecadados cerca de mil livros. Deste número, 200 obras serão destinadas ao ′Lar Preservação da Vida′ e outras 150 para o ′Projeto Criança Feliz′, de Sarandi.
A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, fala que o desafio é trazer as crianças e adolescentes e também os adultos para este universo da leitura. Mesmo diante de tantas opções na televisão ou no celular. [ouça o áudio acima]
A ação ocorre até o dia 28 de fevereiro no Paço Municipal de Maringá.
(atualizado às 9h de 15.02.23) Nessa terça-feira (14) foram doados 430 livros. E o Provopar já recebeu mais doações de livros, que estão à disposição dos interessados.