5 notícias de Maringá para trazer otimismo durante o isolamento social
Foto: Toshie Mizuta Weiss/Maringá em Fotos

Esperança

5 notícias de Maringá para trazer otimismo durante o isolamento social

Cidade por Portal GMC Online em 20/04/2020 - 19:39

O período de isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, pode trazer uma sensação de insegurança para muitas pessoas. Não é fácil ter que sair da rotina, se distanciar dos amigos ou não estar perto dos amigos e familiares.

Tudo parece novo e desconfortante. No entanto, acalme-se! Trouxemos 5 notícias para te dar uma dose de otimismo durante esse período passageiro. Confira:

Empresário da região cria respirador de baixo custo para pacientes com Covid-19

A busca por respiradores cresceu drasticamente durante o período de pandemia e, em alguns casos, a indústria não é capaz de atender toda a demanda. Pensando nisso, um empresário de Marialva encontrou um meio de ajudar.

Na indústria em que é proprietário, Valdecir Vicentin criou um respirador mecânico de baixo custo, que exerce a mesma função dos convencionais e pode ser vital no tratamento de vítimas do coronavírus.

Médicos já aprovaram o uso do equipamento e o empresário colocou sua indústria a disposição para fabricações do aparelho. Leia matéria completa

Número de curados continua crescendo

O número de pacientes recuperados do coronavírus ao redor do mundo continua aumentando. Em Maringá, já são 43 pacientes livres da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O ritmo de contágio na cidade também aparenta estar diminuindo. Apenas um novo caso foi registrado em 48 horas.  

A celebração pela cura é contagiante! Vídeos de pacientes tendo sua recuperação celebrada pelas equipes médicas de Maringá viralizaram nas redes sociais nos últimos dias.

Criminalidade reduz durante a quarentena

O número de crimes em Maringá e região diminuiu durante o período de isolamento social. Com o comércio fechado, os policiais militares constataram uma redução de até 70% em ocorrências de furtos e roubos.

Conforme o 4º batalhão da Polícia Militar, houve redução em todos os tipos de crimes.  Relembre

Cientistas da UEM criam método para detectar o coronavírus a partir de Raio-X

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá se empenharam na criação de um método que fosse rápido e barato de diagnosticar a Covid-19 em pacientes suspeitos.

Com isso, criaram um método capaz de identificar a doença a partir de radiografias de tórax. Os resultados ficam prontos mais rápido e o exame é de baixo custo. A pesquisa foi disponibilizada em domínio público.

Corrente de solidariedade

O período de quarentena parece ter estimulado o 'espírito coletivo' das pessoas. Diversos maringaenses criaram iniciativas afim de ajudar o próximo durante este difícil momento, seja com corridas de aplicativo gratuito para profissinais da saúde ou acompanhamento psicológico por telefone.

Outra grande novidade surgiu no campo do empreendedorismo, onde empresários se reuniram voluntariamente para a fabricação de máscaras em Impressão 3D. Os EPIs serão doados a profissionais da área médica.

Por Victor Ramalho / Portal GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade