As provas do Vestibular da UEM foram aplicadas nesse domingo (12) em Maringá e outras dez cidades do Paraná. A vaga é para ingresso no ano letivo de 2023, que deve começar a partir do segundo semestre deste ano.
13.455 estudantes se inscreveram para disputar uma das 2.366 vagas entre os mais de 70 cursos de graduação da instituição. E a chance de conseguir entrar na UEM vai aumentar para quem prestou o vestibular. Isso porque 34,5% dos candidatos não compareceram aos locais de prova. Um dos maiores índices de desistência do concurso. Em 2015, o índice de desistência foi de 30% e em 2020, início de pandemia, 46%.
O coordenador geral da Comissão Central do Vestibular Unificado, Ednei Santulo, analisa que é um percentual alto, mas próximo ao registrado no concurso anterior. Segundo Santulo, a data da realização do concurso também não é tradicional do vestibular e pode ter contribuído para a abstenção. [ouça o áudio acima]
Os candidatos tiveram cinco horas para responder 50 questões e elaborar uma redação. [ouça o áudio acima]
Este ano, a UEM pretende voltar a realizar as duas edições do concurso, vestibulares de verão e inverno. A aplicação da prova, que já teve três dias de duração, deve permanecer sendo realizada em apenas um dia, explica o coordenador. [ouça o áudio acima]
O gabarito provisório da prova será divulgado às 10h nessa segunda-feira (13). A possibilidade de pedir recursos tem prazo de 24 horas. O resultado da redação deve estar disponível no dia 15 de março, às 15h. A lista dos aprovados será divulgada no dia 23 de março.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550