31 ônibus do transporte coletivo e metropolitano circulam neste domingo (14); empresa convoca motoristas
Arquivo CBN

Paralisação

31 ônibus do transporte coletivo e metropolitano circulam neste domingo (14); empresa convoca motoristas

Cidade por Letícia Tristão em 14/02/2021 - 12:35

A paralisação dos motoristas da TCCC e Cidade Verde começou na segunda-feira (8). Desde então, a população de Maringá e cidades da região sofrem sem transporte público. Durante a semana, alguns ônibus voltaram a circular. A Justiça determinou que nenhum ônibus pode ser impedido de sair da garagem, mas mesmo assim alguns motoristas permanecem com a paralisação. 

Neste domingo (14), a empresa emitiu um comunicado convocando os motoristas a voltarem a cumprir as escalas de trabalho, mediante pena de adoção de medidas legais.

No documento, a empresa cita a liminar expedida contra o sindicato que representa a categoria, que determina mínimo de 70% do efetivo de motoristas; cita também a paralisação como ilegal e a motivação da paralisação como o pagamento parcial do salário referente ao mês de janeiro, cujo pagamento foi efetuado pela empresa no dia 08/02. Confira o comunicado.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do sindicato, que informou o seguinte: “O Sinttromar apenas reitera que não está nem nunca esteve na organização desta greve, que foi iniciada de forma espontânea após a TCCC atrasar o salário de janeiro”.

Mesmo após o pagamento do parcial restante do salário de janeiro dos motoristas, a categoria manteve a paralisação, motivada por outras demandas atrasadas, conforme os motoristas, como o acordo coletivo do ano passado e o pagamento do PPR. 

Neste domingo (14), 31 ônibus do transporte urbano circulava: 28 do transporte coletivo de Maringá, e 3 do transporte Cidade Verde. 

A frota total da TCCC é de 163 ônibus. Aos fins de semana, normalmente, a frota é reduzida em 50%. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade