24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 estão sob suspeita após queda de energia
Foto: Divulgação

Paranavaí

24 mil doses de vacinas contra a Covid-19 estão sob suspeita após queda de energia

Saúde por Luciana Peña em 27/10/2021 - 13:14

As vacinas estavam acondicionadas no refrigerador da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí afetado pelo temporal do último sábado (23). As doses foram transferidas rapidamente para outra unidade, mas agora precisam ser analisadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O temporal que atingiu o Paraná no último sábado (23) chegou a deixar 552 mil imóveis sem energia elétrica. Um desses imóveis foi o prédio da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, no noroeste do Paraná.

24 mil vacinas contra a Covid-19 estavam armazenadas na regional. 11.070 da Astrazeneca e 13.334 da Pfizer. O prédio tem gerador de energia, mas o equipamento apresentou um problema. As doses foram transferidas para outra unidade de saúde.

Agora elas estão sob suspeita e precisarão ser analisadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A chefe da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, diz que a temperatura das vacinas não chegou a ficar abaixo do tolerável para o acondicionamento. [ouça o áudio acima]

A Regional de Saúde não soube informar qual o tempo de análise. Paranavaí e as cidades da região seguem com vacinação porque tinham doses de outras remessas.

(atualização às 13h21): A análise do INCQS deve ficar pronta ainda esta semana.

 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade