1968: A vitória do pé de chinelo - História das Eleições

Podcast

1968: A vitória do pé de chinelo - História das Eleições

Podcast por Reginaldo Dias em 08/10/2020 - 11:48

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 14º episódio:

 

Olá, pessoal, hoje vamos abordar a eleição de 1968, a primeira a ocorrer sob o novo sistema bipartidário.


Em 1968, a legenda da Arena chegou forte para a sucessão do prefeito Luiz de Carvalho.


Acima de tudo, a Arena contava com a fortíssima candidatura do ex-prefeito João Paulino. Dois anos antes, João Paulino havia mostrado a sua força ao se tornar o deputado federal mais bem votado em todo o Paraná.


Parecia que nada poderia deter a volta de João Paulino à prefeitura municipal. Essa era a avaliação dos especialistas quando foi lançada a sua chapa, que tinha o advogado Rodolfo Purpur como vice.


Mas o inegável favoritismo de João Paulino foi contrariado pelas urnas. Ganhou o candidato do MDB, Adriano Valente.


A estratégia vencedora do MDB começou pela atração de Adriano Valente para ser o seu candidato. Como regra, os líderes da antiga União Democrática Nacional (UDN) haviam se integrado à legenda da Arena. O ex-udenista Adriano Valente aceitou o convite do MDB porque, na Arena, ele teria que disputar espaço com João Paulino. O vice na chapa de Adriano foi o vereador e professor Renato Bernardi, muito admirado pela juventude estudantil.


Para o MDB, a candidatura de Adriano Valente trouxe dois robustos dividendos. Primeiro, ele havia sido bem votado na campanha a prefeito de 1964. Segundo, liderados por Haroldo Leon Peres, os arenistas que vieram da UDN preferiram apoiar Adriano Valente a apoiar o candidato da Arena, João Paulino, por causa de antigas rivalidades. Leon Peres e João Paulino eram adversários figadais. Apesar do bipartidarismo imposto, prevaleceram as antigas afinidades e as antigas rivalidades.


O MDB também conseguiu massificar a ideia de que João Paulino era mais importante para Maringá como deputado. Se voltasse a ser prefeito, a cidade perderia representatividade no âmbito federal.


Além disso, uma frase desastrada ofereceu, de bandeja, um lema de grande apelo popular à campanha do MDB. Um apoiador da campanha adversária tentou desprestigiar a campanha emedebista dizendo que, em seus comícios, só havia gente pé de chinelo. Alvejado pela campanha do lambari em 1964, Adriano Valente não hesitou e assumiu o pé de chinelo como símbolo de sua candidatura. Foi a faísca que incendiou a campanha.


A Arena ainda lançou uma segunda chapa, com o empresário Ardinal Ribas concorrendo ao cargo de prefeito e o médico Helenton Borba Cortes ao cargo de vice. Pelas regras do período, isso obrigava o candidato do MDB a fazer mais votos do que a soma das duas candidaturas da Arena. E ele fez isso. Adriano Valente foi eleito com 54% dos votos.


O prefeito Adriano Valente ficou tão grato ao povo humilde que votou nele em massa que pensou, ao inaugurar o parque do Ingá, em fazer um jardim com 19 mil roseiras, uma para cada voto que recebeu.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade