15 entidades pedem retomada das atividades econômicas em Maringá
Decreto municipal determina fechamento de comércio como medida para evitar proliferação do coronavírus (foto: Victor Ramalho/GMC Online)

Manifesto

15 entidades pedem retomada das atividades econômicas em Maringá

Economia por Portal GMC Online em 26/03/2020 - 20:15

Entidades que representam empresários e trabalhadores encaminharam nesta quinta-feira (26) manifesto ao prefeito Ulisses Maia reivindicando a retomada das atividades econômicas em Maringá. O documento é assinado por 15 entidades.

A reivindicação é que a reabertura seja gradativa a partir da próxima segunda-feira para evitar ‘um colapso econômico e social’. A proposta é que sejam oferecidos quarentena e isolamento para os grupos de risco, liberando parte da força de trabalho para retorno às atividades, com priorização, quando possível, de home office.

Outra sugestão é avaliar a permissão para que alguns setores possam atender em horários ampliados ou diferenciados, para evitar aglomerações e distribuir os atendimentos; autorizar o funcionamento das indústrias, do comércio e de serviços, mesmo que seja em regime de escalas; determinar que os segmentos de serviços, comércio varejista e atacadista, que mantenham o controle de acesso dos clientes respeitando as distâncias mínimas e fornecendo meios para a higienização dos colaboradores e clientes; e retornar de atendimento mínimo em todas os órgãos da administração pública direta e indireta, fundacional e autárquica.

O documento ainda destaca que “sabemos que é preciso sim priorizar a vida e a saúde das pessoas, mas é possível fazer isso sem decretar a falência de muitas empresas e o fechamento de um número ainda maior de empregos”.

Assinam o manifesto as seguintes entidades: Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Maringá (Sintracon); Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste do Paraná (Sinepe); Sindicato dos Estabelecimentos de Shopping Centers em Maringá e Região (Sindesc); Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Sociedade Rural de Maringá; Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest); Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maringá(Sindhotel); Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado do Paraná (Sialpar); Sindicato da Indústria do Açúcar do Estado do Paraná (Siapar); Sindicato da Indústria de Produção de Biodiesel do Estado do Paraná (Sibiopar); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindmetal); e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon/PR-Noroeste).

Portal GMC Online

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade