Na coluna de hoje:
- DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA
- 13º NA CONTA
- GREVE E TENSÃO EM CURITIBA
- ENSINO NOTURNO
- NÃO VAI ACABAR
- HOMENAGEM AO CABO ZÉ MARIA
- MULHERES EMPODERADAS
4 de dezembro, quarta-feira. Faltam 27 dias para o fim do ano.
DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA
Data em homenagem à fundação, em 4 de dezembro de 1936, da "Asociación de Jefes de la Propaganda", em Buenos Aires. Até 1970, a data era latino-americana. A partir deste ano ganhou caráter mundial.
Hoje também é:
Dia do Orientador Profissional e Dia do Perito Criminal.
------
13º NA CONTA
Dever depositado hoje, quarta-feira 4 de dezembro, o pagamento 13º de 300 mil servidores estaduais, pensionistas e aposentados.
Entre 29 de novembro e 23 de dezembro o Governo do Estado vai injetar quase R$ 6 bilhões na economia paranaense. O valor se refere somente à folha de pagamentos dos servidores públicos. O décimo terceiro foi antecipado para hoje, dia 4, e os vencimentos de dezembro e o terço de férias para o dia 23. Na sexta-feira, dia 29 foi depositado o salário de novembro.
GREVE E TENSÃO EM CURITIBA
Ontem professores em greve, de todas as regiões do Paraná, se encontraram em Curitiba. Concentrados na praça dos três poderes, invadiram a Assembleia Legislativa.
A PM foi hostilizada, mas não reagiu.
Houve um confronto direto com o deputado estadual Soldado Adriano José (PV), de Maringá, que andou em meio aos manifestantes. Ele reclamou de depredações e pichações. Disse que este tipo de ação com certeza não é de professores, é de vândalos.
DINHEIRO PARA A SAÚDE
Recebi dos deputados Delegado Jacovós (PL) e Soldado Adriano José (PV) informações sobre a liberação de 78 milhões para santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná.
O repasse foi anunciado em evento no Palácio Iguaçu, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os recursos eram muito esperados pelos hospitais e são importantes para o atendimento à população.
O deputado Delegado Jacovós destacou o atendimento da região do Vale do Ivaí, com liberações para Apucarana e Jandaia do Sul, para a Santa Casa de Maringá e município da região.
O Soldado Adriano José, vice-líder do governo, também destacou a liberação para Maringá. Ele foi atendido, especificamente, em relação à Santa Casa de Goioerê.
O governador Ratinho Junior elogiou os deputados estaduais da base pelo apoio a medidas que possibilitam ao Governo planejar investimentos na saúde e outras áreas prioritárias do Paraná.
ENSINO NOTURNO
Por iniciativa do vereador Professor Niero (PV), com a coautoria de mais nove vereadores, foi aprovada uma moção de repúdio ao remanejamento de turmas do Ensino Médio noturno para diurno, a partir de 2020. O documento será encaminhado ao governador Ratinho Jr. alegando que a decisão poderá causar severo prejuízo aos estudantes que não têm como estudar pela manhã ou tarde. A justificativa do Estado é a evasão escolar que, ano passado, chegou a 3,6% em turmas do período diurno e 17,6% no período noturno.
“O Estado precisa melhorar a educação, criar situações que motivem a criança, o adolescente e o adulto a procurarem um ensino regular de qualidade. Com melhor qualificação, o cidadão terá condição de produzir melhor e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento pessoal e familiar. E esta proposta de remanejamento poderá dificultar a vida de muita gente que só tem o período da noite para estudar. Isso sem falar que a classe dos professores está perdida, sem poder se organizar para o ano que vem”, argumentou o vereador Professor Niero, autor da moção, a qual recebeu a assinatura da maioria dos vereadores.
NÃO VAI ACABAR
Diante da preocupação geral dos paranaenses e também da afirmação de que o Ensino Médio Noturno vai acabar no Paraná, a Secretaria da Educação emitiu uma nota com diversos esclarecimentos e alertando para as chamadas fake news a respeito do tema.
“O Ensino Médio noturno não será encerrado. O planejamento escolar prevê, para o ano letivo de 2020, 100 mil vagas para o período. Se houver necessidade de abertura de vagas para atender mais alunos, a Secretaria garante a oferta.
Buscando democratizar o acesso ao Ensino Médio, a Secretaria ampliou a oferta de vagas para o período diurno, uma vez que em muitos municípios a única opção do estudante era cursar o noturno. Nas instituições de ensino em que há disponibilidade de espaço físico (salas de aulas ociosas) no período da manhã e/ou tarde, os alunos poderão optar pelo Ensino Médio diurno”, informa a Secretaria de Educação do Paraná.
HOMENAGEM AO CABO ZÉ MARIA
O Cabo Zé Maria, que foi vereador de Maringá por mais de 10 anos, em três legislaturas e atualmente chefia a Junta Municipal de Serviço Militar, foi homenageado na Câmara Municipal, recebendo o brasão do Município e o título de “Mérito Comunitário”.
A homenagem foi proposta pelo vereador Mario Verri (PT).
MULHERES EMPODERADAS
A Secretaria da Mulher de Maringá vem realizando um trabalho intenso, com eventos e cursos importantes.
Um deles merece registro: Projeto Florirá, que capacitou 700 mulheres em 45 cursos nas áreas de costura industrial, artesanato, gastronomia e beleza. A cerimônia de formatura, no Teatro Calil Haddad, contou com a participação de 400 alunas. Foi um evento muito bem organizado.
Segundo a secretária da Mulher, Claudia Palomares, essa foi uma conquista muito importante, pois além de valorizar, possibilita às mulheres oportunidades de autonomia financeira e inclusão no mercado.
A Semulher atua no apoio às mulheres com ações diversas, como os “16 dias de ativismo”, com 20 diferentes atividades de enfrentamento à violência contra a mulher e o projeto “Cuidar de quem cuida”, que realiza rodas de conversas com mães de pessoas com deficiência e psicólogos.