Você é contra ou a favor do aumento de cadeiras na Câmara de Maringá?
Arquivo/CBN Maringá

Legislativo

Você é contra ou a favor do aumento de cadeiras na Câmara de Maringá?

Política por Luciana Peña em 10/10/2019 - 13:07

Os vereadores dizem que neste momento são contra e garantem que não haverá mudança nesta legislatura. Mas defendem que a cidade precisa de mais representatividade. 

O assunto é polêmico: aumentar ou não o número de vereadores em Maringá. A cidade, que tem pouco mais de 400 mil habitantes, poderia ter até 23 vereadores, mas tem 15, porque assim quer a população, descontente com o custo-beneficio das câmaras municipais de um modo geral. O tema voltou à tona porque a Câmara de Maringá vai reformar o plenário e vai instalar mais dispositivos eletrônicos para acomodar 23 mesas. O presidente da Câmara, Mário Hossokawa, abriu a sessão explicando que não haverá aumento de cadeiras. É uma reforma apenas para preparar a Casa para o futuro.

“Nós vamos trocar a mesa e tirar toda a fiação... nós já estamos deixando preparado para um dia se a Câmara aumentar o número de vereadores não precise novamente cortar o piso.”

A reportagem aproveitou a deixa para registrar a opinião dos vereadores sobre o assunto. Todos se dizem contra o aumento de cadeiras nesta legislatura, embora alguns se digam a favor do aumento da representatividade no futuro.

Nós ouvimos os vereadores: Alex Chaves, Professor Niero, Flávio Mantovani,Odair Fogueteiro, Altamir Santos, Carlos Mariucci e Willian Gentil

Não conseguimos falar com todos os vereadores, mas a maioria acredita que este ano e o próximo pelo menos não são propícios para o debate. E como a eleição municipal será daqui um ano, nem haveria prazo legal para mudanças. O que impressiona, no entanto, é o mal-estar que a simples referência ao assunto causa no Legislativo, a ponto da presidência da Casa se incomodar com o trabalho dos jornalistas.

“Tem uma repórter de rádio que está aqui querendo colocar palavras na boca de vereadores... tem gente que não entende, ou dá de desentendida, fica chamando vereador no cantinho, pressionando vereador achando que nós vamos fazer às escondidas...”

Como existe a liberdade de expressão neste país, você também pode dar a sua opinião, enviando para o WhatsApp da rádio. O número é (44) 99877 9550.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade