Violência pode começar onde menos se espera
CBN Maringá

Opinião

Violência pode começar onde menos se espera

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/11/2023 - 10:40

A violência contra a mulher é prática diária

A cada dia, 50 mil mulheres são agredidas no Brasil. O número é espantoso. Não por acaso o país é um dos mais violentos do mundo em relação as mulheres.

Os excessos cometidos em relação a elas estão carregados de uma história de patriarcado que o olhar mais atento consegue entender. A violência já faz parte da nossa formação e se impregna nas condições que construímos como possibilidades para uns e não para outros ao longo do tempo.

As mulheres são uma das minorias que acabam limitadas em seu desenvolvimento na sociedade brasileira. Assim como indígenas, pretos e homoafetivos elas sofrem o peso de ser quem são em uma sociedade que não consideram dignas de respeito.

E não adianta ficarmos presos somente aos discursos de violência cometida pelos “machos alfa”. Não será no repúdio ao agressor que entenderemos a dimensão de como esta violência se constituiu.

O caso de Ana Hickmann tem exceções e regras

Veja, agora estamos voltados a questão da mulher porque uma celebridade foi agredida. Ana Hickmann, apresentadora de TV sofre agressão física do marido, Alexandre Correa. A artista fez um boletim de ocorrência e quer se separar.

Mas, a atitude de Hickmann em denunciar e se separar não é o que fazem 45% das mulheres agredidas. Elas, as que livram seus agressores de punição, acreditam que vão resolver o problema por conta própria (38%) ou não confiam no aparato de segurança (21,3%).

Vale lembrar que a apresentadora tem um perfil em relação a maioria das mulheres de exceção. As que mais são agredidas são as pretas (48%) e com no máximo ensino fundamental completo (49%).

A apresentadora foi agredida pelo marido na frente do filho de 10 anos, fato comum para 44,4% das mulheres que já sofreram violência doméstica.

A apresentadora também não se encaixa na faixa de idade das que são mais agredidas, mulheres de 25 a 34 anos.

A violência não acaba com a denúncia e separação

Outro dado curioso em relação as mulheres que são vítimas de violência física ou emocional é que 65,3% delas são divorciadas. Ou seja, mesmo tendo se separado do agressor elas continuam sob risco. O “macho” frustrado é vingativo e não aceita a perda do que considera ser uma posse sua.

Os dados que foram apresentados aqui são do Instituto DataFolha, em uma pesquisa encomendada pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A pesquisa foi feita em 126 cidades, entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2023 e com mulheres acima de 16 anos.

O importante é considerarmos que a agressão não é uma construção exclusivamente da ação pensada do agressor. Ele faz sua escolha sob valores que considera necessários e naturalizados em sua mente.

Podemos ser contribuintes da violência

A formação do agressor e do agredido está relacionado ao ambiente familiar, as relações privadas da vida desde a infância. As condições em que o convívio entre as pessoas, nos rituais diários, deixa implícito e até explícito os papéis distintos de homens e mulheres.

A chamada família “perfeita” e de caráter conservador pode estar sendo o ninho da construção de identidades estimuladas a agressão. De um lado considera que imposição masculina é natural e de outro lado determina o papel daquela que aceitar a agressão.

Logo, temos que tomar cuidado com o que alimentamos cotidianamente nas relações íntimas. Estas que não nos preocupamos muito em reproduzir e sem parar para perceber os valores que elas estão cultuando.

Desta forma, o melhor é revermos nossos hábitos e entender de onde vem a agressão na sua raiz mais profunda. E pode ser, muitas vezes, que cheguemos a conclusão que somos colaboradores, cúmplices, do que queremos combater.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade